E obviamente a região Norte – Amazônia – atrai toda a visibilidade devido ao desmatamento, ainda que não seja único alvo dos crimes. O cerrado vem sendo bastante castigado.
Quem chama a atenção para os fatos são pastas governamentais e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande (MS), Roberto Giolo de Almeida.
Continue depois da publicidade
OUÇA os comentários de Roberto Giolo
Números desenham o cenário
Segundo levantamento dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência de Tecnologia, divulgado no início de julho, os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 51,1% de agosto de 2023 a junho de 2024, em comparação com os 11 meses anteriores. O Estado do Amazonas mantém mais de 95% da sua mata preservada.
Esta foi a maior queda desde 2016. Ainda assim, o desmate atingiu 3.644 km². Em contrapartida, a destruição ambiental no Cerrado cresceu 14,6% no mesmo período, atingindo 6.571 km² de devastação. O sistema de monitoramento via satélite reuniu dados entre agosto de 2023 e junho deste ano.
A queda do desmatamento na Amazônia foi puxada pelos resultados de quatro Estados: Pará (47,3%), Mato Grosso (53,3%), Amazonas (55,7%) e Rondônia (66,7%). O bioma ainda registrou queda de 59,3% nos 70 municípios prioritários definidos pelo Ministério do Meio Ambiente.
Continue depois da publicidade
Reter carbono é o alvo
Claro que o desmatamento é caso de polícia e merece um levante da sociedade brasileira, como um todo, agentes da sojicultura e bovinocultura, principalmente de corte, tem caminhos a percorrer, combatendo ações criminosas com sustentabilidade, com a redução da pegada de carbono.
Esse movimento da sociedade e das políticas públicas em torno de uma defesa clara pelo agronegócio brasileiro, com mais ou menos recursos de cada lado; mas que valem pela construção do futuro, embora passíveis de julgamento, podem ser acompanhadas em noticiários quase diários.
Pelo lado privado, são muitas notícias sobre investimentos em, por exemplo, bem-estar animal, proteção de aguadas e implantação de sistemas integrados (ILP, ILPF e até IPF). Mas há ainda esforços públicos com planos nacionais e estaduais similares ao ABC e outros.
E temos nossa Embrapa
A Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) vem lado a lado com o agropecuarista há 50 anos. Em quase todas as unidades da federação, ela possui filiais, sempre aproveitando o que há de melhor em vocação. Na bovinocultura, desenvolveu inúmeras tecnologias, hoje, consagradas.
A Embrapa trabalha em todas as frentes, das pastagens à suplementação, sanidade, reprodução, manejo e até gestão. Sustentabilidade ganhou muita força, nos últimos anos, embora sempre estivesse como objetivo implícito. Atualmente, seus pesquisadores dispõem até de protocolos para a produção de uma carne de melhor qualidade e sustentável.
OUÇA MAIS
Fêmea superprecoce garante aquele bezerro a mais
A eficiência alimentar aqui e agora
Fêmeas em bom estado é dinheiro no bolso
Custos e margens no destino do boi magro
Saltando para figurar entre as pecuárias mais rentáveis
Ultrassonografia de carcaça: um “plano de voo” para quem vai confinar
CPF ou CNPJ? Qual o melhor caminho para o pecuarista recolher impostos?
Queda do ágio do “boi-China”: como lidar com mais esse aperto na margem de lucro
Ganhe mais dinheiro na recria conhecendo seus custos
Expointer 2024 mantida para o final de agosto
Cuidado com os próximos contratos de arrendamento rural e locação
Produção brasileira de milho cai sem ameaças
2º Comcebu amplia as perspectivas para o zebu no mundo
Números finais da ExpoZebu 2024 são bastante positivos
Zootecnista, agente indispensável ao sucesso da pecuária
Reconstrução do agro gaúcho passa pela voluntariedade
Pecuária seletiva passa longe do ciclo de baixa
Planejando a ILPF de acordo com os interesses do pecuarista
O que as centrais de inseminação artificial procuram?
Estudo técnico visa melhorar índices de reprodução de bovinos
Dia Mundial da Água: uma pecuária que faz a lição de casa
Quatro pontos de atenção na transição para a seca
Seis ações para minimizar falta de chuva fora de época
Mais UA/ha com a cultura do capim
Forrageiras para intensificar a pecuária e segurar a seca
Melhore o caixa da fazenda investindo em boas fêmeas
Melhoramento animal é decisivo na lucratividade
Na recria é que se ganha dinheiro com pecuária
Para ganhar mais com boi em 2024 (Parte III)
Uma luz vermelha na produção de leite bovino
Para o mercado de leilões, dias melhores virão
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
Quer ver vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.