Mercado impactou investimento em inseminação

No entanto, em boa parte das fazendas, os benefícios percebidos superam o contingenciamento de gastos que normalmente ocorre na baixa; CONFIRA a análise do médico veterinário Hyberville Neto, consultor e diretor da HN AGRO

Continue depois da publicidade

Por Hyberville Neto – consultor e diretor da HN AGRO

O ânimo na pecuária de corte não está dos melhores desde 2022, pra dizer o mínimo. Com o aumento da oferta de bezerros e a desvalorização geral das categorias, aumento do abate de fêmeas e pressão sobre os resultados do setor.

As relações de troca com reposição e com o milho amenizam, em parte, o efeito das quedas, mas mesmo quem tem esse benefício da troca sentiu o momento mais fraco nos últimos anos.


Já quem trabalha com a cria e o ciclo completo não tem esse efeito positivo nos custos com reposição para amenizar a desvalorização das categorias vendidas. Geralmente a suplementação também tem menos peso nesses sistemas, na comparação com uma recria e/ou engorda, o que diminui também o benefício de um milho mais barato.

Com isso, há menor investimento na atividade, queda da produção de bezerros e valorizações, é o tal do ciclo pecuário. Esse desinvestimento é observado na cria, com o aumento do abate de vacas e novilhas, além da diminuição de uso de tecnologia, como a própria inseminação.

Após o pico de vendas de sêmen de raças de corte em 2021, com 19,9 milhões de doses, segundo o Index Asbia, houve dois anos de recuo na comercialização. Em 2022 as vendas diminuíram 9,3% (18,0 milhões) e em 2023 houve mais um recuo, de 5,4%, atingindo 17,1 milhões de doses.

Segundo estimativas do Cepea e Asbia, 23,1% das matrizes de corte foram inseminadas em 2023, frente a 24,7% em 2022 e 26% em 2021. Veja a figura 1.

Figura 1. Percentual de matrizes de corte inseminadas. Fonte: Asbia / Cepea / Elaboração: HN AGRO

A figura traz duas informações relevantes.

A primeira é que o mercado de inseminação sentiu os preços do bezerro. A segunda é que, apesar do recuo, a adoção não voltou aos níveis de anos atrás e boa parte da utilização se manteve, mesmo com preços adversos.

Isso demonstra que, em boa parte das fazendas, os benefícios percebidos superam o contingenciamento de gastos que normalmente ocorre nessas fases. O viés de aumento do uso da inseminação não muda no longo prazo.

Cenário semelhante é observado em outras áreas, como a nutrição. Em momentos ruins de preços do boi, há alguma diminuição no uso, mas com um viés claro de aumento em médio prazo.

Considerações

A oferta de gado começou 2024 pressionando o mercado do boi gordo, mas temos exportações com bom ritmo e expectativas promissoras para essa via de escoamento.

Dezembro foi o melhor mês da história em vendas brasileiras, considerando volume. Este ano, janeiro foi o melhor janeiro e fevereiro tem boa chance de superar o recorde anterior de volume para o mês.

O mercado doméstico (atacado) tem cedido, frente a uma oferta maior de carne a ser escoada. Por outro lado, há uma quantidade grande de carne sendo escoada e o mercado, embora com recuos, está relativamente contido frente a outros momentos nos últimos anos.

E o que isso quer dizer?

Na nossa visão, o escoamento doméstico está absorvendo relativamente bem esses volumes maiores de carne (ainda que com alguma desvalorização) e um recuo na oferta de gado pode colaborar com um mercado mais firme ao longo da cadeia. O ponto é a oferta, principalmente de fêmeas, que tem impactado o cenário.

O momento de virada de chave do ciclo é sempre um ponto de atenção/dúvida, mas acreditamos que os bezerros dessa última estação, a segunda de desânimo (nos números da ASBIA) serão mais bem vendidos.

Veja a análise que fizemos há alguns meses com o tema: https://portaldbo.com.br/estacao-de-monta-ao-som-dos-canhoes/

Você gostou desta coluna? Tem alguma sugestão ou informação nova?  Por favor, me escreva no e-mail hyberville@hnagro.com.br.

VEJA TAMBÉM
Ciclo pecuário: sinais de um horizonte melhor

Quatro pontos de análise para o mercado do boi gordo em 2024

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: