Silagem de sorgo: alternativa nutricional estratégica na alimentação animal

autor:

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário parte do corpo técnico da 3rlab.

A oscilação na disponibilidade de forragem para animais, marcada por períodos de abundância seguidos por escassez, pode ser atenuada por meio do planejamento estratégico da produção no campo. Para assegurar uma produção contínua de carne e leite ao longo do ano, a ensilagem surge como uma das técnicas mais recomendadas para a conservação de alimentos durante os períodos de escassez.

Nesse contexto, o sorgo (Sorghum bicolor) destaca-se como uma escolha particularmente promissora na alimentação de bovinos, proporcionando benefícios nutricionais e representando uma alternativa valiosa, especialmente em áreas onde o sorgo apresenta uma adaptação significativa.

O sorgo é a segunda forrageira mais empregada na produção de silagem no Brasil, devido à sua facilidade de cultivo, elevada produtividade e a possibilidade de rebrota, o que amplia a produção de forragem na mesma área e proporciona colheita mais fácil e uniforme, quando comparada ao milho, além de apresentar tolerância ao déficit hídrico. Estes fatores contribuem para sua preferência. Além disso, o sorgo é facilmente fermentável devido a presença de grãos que enriquecem a silagem em energia.

A diretriz para estabelecer o momento adequado para a ensilagem baseia-se no teor de matéria seca (MS) das plantas de sorgo. Recomenda-se ensilar o sorgo quando o teor de matéria seca estiver situado entre 30% e 35%.

A composição bromatológica é crucial para entender o valor nutricional da silagem de sorgo e ajuda na formulação de dietas equilibradas para os animais. Na Tabela 1, são fornecidos os dados referentes à composição bromatológica da silagem de sorgo, provenientes das amostras analisadas no laboratório 3r Ribersolo em 2023.

A silagem de sorgo destaca-se como uma excelente fonte de fibra, com uma média de 50,36% FDN, proporcionando benefícios significativos para a saúde dos animais. Além disso, apresenta uma média de 18,56% de amido, contribuindo substancialmente para o teor energético da dieta animal. Essa combinação única de fibras e amido torna a silagem de sorgo uma opção nutricionalmente equilibrada e valiosa para a alimentação de animais, proporcionando tanto aporte de energia quanto benefícios à saúde ruminal.

 

Além da análise da composição bromatológica, o entendimento da digestibilidade da fibra em detergente neutro (FDN) assume grande importância, uma vez que serve como indicador da eficiência com que os animais conseguem degradar e utilizar os compostos contidos na silagem como fonte de nutrientes.

 

Na Tabela 2, observa-se a evolução da digestibilidade total da FDN (dFDNt) ao longo do tempo. Estes dados fornecem uma visão mais abrangente da dinâmica da digestibilidade do alimento, permitindo ajustes precisos nas estratégias alimentares.

É importante destacar que esses valores podem apresentar variações devido a fatores como a variedade de sorgo cultivada, o estágio de crescimento durante a colheita e as técnicas empregadas no processo de ensilagem.

 

Assim, torna-se necessário realizar análises laboratoriais para se obter informações precisas da composição bromatológica e da digestibilidade da silagem de sorgo. Essas análises proporcionam uma compreensão mais aprofundada da qualidade nutricional da silagem, contribuindo nas decisões essenciais da elaboração de dietas equilibradas para animais.

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo