Estação de monta ao som dos canhões

Reprodução feita em período ruim de preços tende a ser bem vendida; CONFIRA a análise do médico veterinário Hyberville Neto, consultor e diretor da HN AGRO

Continue depois da publicidade

Por Hyberville Neto – consultor e diretor da HN AGRO

O mercado do boi gordo está passando pela pior queda de preços das últimas décadas e o cenário para o bezerro não está melhor.

A figura 1 mostra a as variações em doze meses do bezerro e boi gordo em São Paulo, considerando valores reais, deflacionados pelo IGP-DI.


Figura 1. Variações em doze meses do bezerro e boi gordo em São Paulo, considerando valores reais, deflacionados pelo IGP-DI. Fonte: Cepea / HN AGRO

Falar da parte negativa dos preços é desnecessário. O produtor sente isso na pele e a ideia aqui não é vir convencer que a situação é “menos ruim”. O impacto da queda da receita no resultado da cria e ciclo completo é direto.

Na recria e engorda, há o cenário de troca que ameniza o efeito dos preços. Mas com as quedas recentes, até a troca com reposição piorou um pouco, uma vez que a reposição, em geral, cedeu menos nos últimos meses.

O objetivo desta análise é lembrar que a fase de baixa, justamente pelo impacto no resultado e ânimo do produtor, também passa.

Como abordamos aqui em outras situações, o impacto direto nos resultados da cria e o efeito que isso gera na coragem e capacidade do produtor em investir reduzem a oferta adiante e os preços sobem. É o ciclo, sobre o qual também já comentamos nesta seção.

Considerações

Mais fêmeas têm ido para o gancho, pela redução da atratividade da cria. No entanto, as que não forem abatidas e entrarem em estação de monta nos próximos meses têm uma boa chance de terem seus bezerros bem vendidos.

A figura 2 mostra justamente essa relação. A linha demonstra a participação de fêmeas nos abates nos doze meses anteriores. Usamos doze meses para tirar o efeito da sazonalidade dos abates da categoria.

Os últimos quatro meses (abril a julho) foram projetados com base na participação de fêmeas nos abates sob inspeção federal (SIF), até julho. Embora a participação de fêmeas no SIF seja diferente (normalmente menor) da observada no cenário geral, usamos esses dados preliminares para a projeção.

As barras mostram o que aconteceu com o preço do bezerro entre a data da prenhez e quando o bezerro chega aos 12 meses, 21 meses depois (9 de gestação + 12 do bezerro).

Colocando de outra forma, a data do eixo é o momento da prenhez e dos abates de fêmeas à época, enquanto as barras são o que aconteceu com o preço 21 meses depois (quando aquela produção foi vendida).

Como exemplo, uma fêmea que emprenhou no segundo semestre de 2006 teve um bezerro vendido aos 12 meses por preço nominal 99,9% maior que na época da reprodução, ou 71,2% superior, descontando a inflação (IGP-DI).

Figura 2. Participação de fêmeas nos abates no momento da prenhez e variação nominal do bezerro 21 meses depois. Obs: a linha refere-se à participação de fêmeas nos abates dos doze meses anteriores. Fonte: CEPEA / HN AGRO

Mudando a época, o bezerro vendido em agosto de 2023, com doze meses, tem uma desvalorização de 29,7%, em valores nominais, frente ao momento em que ocorreu a prenhez, em novembro de 2021.

Em outras palavras, o desânimo representado pela linha (abates de fêmeas em alta), gera menor oferta de reposição e preços em melhores na época de venda, lá na frente.

Há uma frase que diz: “compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”.

A reprodução feita em período ruim de preços tende a ser bem vendida, justamente porque não é todo mundo que investe na estação de monta com cheiro de pólvora no ar.

Você gostou desta coluna? Tem alguma sugestão ou informação nova?  Por favor, me escreva no e-mail hyberville@hnagro.com.br.

VEJA TAMBÉM | Boi gordo: metade do ano já foi, o que esperar para o segundo semestre

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo