Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)
PREPARO PARA ESTAÇÃO DE MONTA: VACINAÇÃO CONTRA LEPTOSPIROSE
Continue depois da publicidade
Para as fazendas que iniciam a estação de monta no mês de outubro (grande parte do Brasil-Central Pecuário: planícies de SC, PR, todos estados das regiões sudeste e centro-oeste, RO, AC e sul do AM, PA, MA e PI, centro e sul da BA), recomenda-se vacinar duas vezes as reprodutoras contra leptospirose: um mês antes da estação de monta e no dia anterior ao início desta.
A leptospirose pode provocar mortalidade embrionária, o aborto entre o 5º e 8º mês de gestação e o surgimento de bezerros fracos. Cerca de 90% dos casos são transmitidos pela própria urina da vaca infectada com a bactéria (Leptospira sp.) contaminado aguadas e pastagem, 5% por transmissão venérea pelo touro e 5% por ratos.
A leptospirose ocorre em todo território nacional, mas é ela é mais frequente nos rebanhos do Centro-Oeste, com destaque ao Pantanal, Norte e regiões baixas do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
VERMIFUGAÇÃO ESTRATÉGICA NO RS E NO PLANALTO CATARINENSE
Continue depois da publicidade
Diferente do Brasil-Central em que a vermifugação estratégica, em bovinos desmamados até 2 anos de idade, é feita nos meses Maio (5)/Agosto(8)/Novembro(11), no estado do Rio Grande do Sul e no planalto catarinense, em que as condições climáticas são diferentes, a vermifugação é feita nos meses Março(3)/Junho(6)/Setembro(9)/ Novembro (11).
Segundo recomendações de especialistas gaúchos, a vermifugação pode ser feita em setembro com anti-helmínticos a base de fembendazole ou moxidectina.
Mande sua notícia da presença de focos ou surtos recentes dos mais variados tipos de doenças em gado de corte para o seguinte email: ortolani@usp.br
VEJA TAMBÉM
Surto de raiva em bovinos do noroeste do Pará
Vermifugação estratégica em rebanhos do Brasil Central
Cisticercose bovina preocupa em MS