Dia Mundial da Água: um agronegócio mais protagonista; ouça

A abundância e um regime de chuvas ainda efetivo tiram a percepção de que o recurso é finito; apenas 1% de toda a água disponível no planeta é potável.

Continue depois da publicidade

Nesse Dia Mundial da Água, especialistas têm o entendimento de que o produtor rural se mostrada cada vez mais sintonizado com a questão da água.

Porém, para Julio Cesar Pascale Palhares, pesquisador da Embrapa Sudeste (São Carlos, SP), especialista nos impactos da produção animal nos recursos hídricos, é preciso “avançar e internalizar uma cultura de boa gestão e conservação da qualidade da água”.


Julio Palhares, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste

Portal DBO – Qual a conjuntura da água no agronegócio brasileiro, em especial na pecuária bovina?

Julio Cesar Pascale Palhares – Difícil de responder essa pergunta. Não há dados. Não temos ainda uma cultura hídrica internalizada. Ela não existe porque a água é vista como um recurso abundante e barato. Logo, o ser humano tende a não dar valor e mesmo não cuidar.

Mas precisamos mudar essa cultura porque a água é um recurso finito e, mesmo que o produtor não pague uma conta todo mês, ela tem um custo desde a captação, a distribuição e o armazenamento, até a manutenção da rede de distribuição. Algumas propriedades precisam até tratá-la antes do consumo por animais.

OUÇA | Dia Mundial da Água: uma pecuária que faz a lição de casa

Especificamente em termos de bovinos, temos algum estudo no leite, fruto de uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste e a empresa Nestlé. Nos últimos três anos foi feito um grande programa de monitoramento do consumo de água em 1,2 mil propriedades.

O resultado foi as primeiras referências de consumo de água por vacas leiteiras, incluindo até a lavagem das salas de ordenha. Tudo foi publicado agora no último mês de janeiro. O estudo subsidiará o setor para melhorar a gestão do recurso nas fazendas e, consequentemente, propor melhores práticas.

Portal DBO – Chegou-se a algum número expressivo?

Palhares – Sim! Para cada 1 litro de leite produzido são necessários de 3,2 a 3,8 litros de água, dependendo do sistema produtivo, entre pastejado e confinado.

Portal DBO – Quais as ameaças que as mudanças climáticas trazem para a oferta de água no Brasil?

Portal DBO – A América do Sul é rica em aquíferos. Trata-se de uma reserva estratégica ou de uma fonte viável de água?

Palhares – A América do Sul e o Brasil, especificamente, são ricos em aquíferos, lembrando que aquíferos são aquelas fontes de águas subterrâneas. Temos o Guarani, que envolve grande parte do território brasileiro na sua porção Centro-Sul e países como Paraguai, Uruguaia e Argentina.

Trata-se de um dos maiores aquíferos conhecidos, no mundo. E, mais recentemente, foi descoberto outro na região Norte, embaixo da Bacia Amazônica que, pelos estudos iniciais, mostra-se com uma oferta ainda maior do que a do próprio Guarani.

OUÇA | Pecuária no Dia Mundial da Agricultura

As águas subterrâneas compõem uma reserva preciosa. São menos ameaçadas na sua qualidade, do que as superficiais, em rios, nascentes, represas, reservatórios e açudes, simplesmente por estarem mais expostas às várias condições climáticas e uso da terra.

Mas o fato de a água subterrânea estar mais protegida não significa que sua qualidade é eterna. Dependendo principalmente do manejo do solo podemos contaminá-la. Mas reforço que a água subterrânea sempre tem de ser vista como uma reserva estratégica.

Foto: Divulgação

É necessário um uso controlado para que ela se recomponha e mantenha disponível. Já sua qualidade depende, principalmente, do uso de fertilizantes químicos ou orgânicos e dos agrotóxicos. Tratar águas subterrâneas contaminadas teria um custo altíssimo, quase inviável.

Portal DBO – Como avalia o trabalho de conscientização dos produtores, em especial para os pecuaristas, quanto ao uso da água?

Portal DBO – Os produtores rurais e a agroindústria podem ser protagonistas no papel de conservação da água? E as esferas governamentais?

ASSISTA | De Olho no Campo – A importância da qualidade da água para o gado; vídeo

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: