Empresas de proteína animal garantem rastreamento de produtos ao mercado halal

Os CEO das maiores companhias de carne bovina e de frango do Brasil participaram de um painel sobre o tema durante o fórum de negócios Global Halal Brazil

Continue depois da publicidade

As empresas brasileiras de proteína animal halal Marfrig, Seara e BRF estão trabalhando para garantir 100% de rastreabilidade, e também pela sustentabilidade de seus produtos para o mercado halal.

Os CEO das três maiores companhias de carne bovina e de frango do Brasil estiveram juntos no painel “Rastreabilidade e confiança – a tecnologia a favor da segurança do alimento halal” nesta terça-feira (07), no fórum de negócios Global Halal Brazil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).

Continue depois da publicidade

A Marfrig lançou o programa Verde + e investirá R$ 500 milhões nos próximos cinco anos, garantindo a integração dos produtores e assim, a transparência dos processos de ponta a ponta.

A Seara investe em diferentes tecnologias para garantir a qualidade e a rastreabilidade de seus produtos, e a BRF está avançando em projetos de geração de energia a partir de fontes limpas.

“Sustentabilidade hoje já não é uma opção. Sustentabilidade e rastreabilidade são a única opção”, disse o CEO da Marfrig, Miguel Gularte.

O empresário contou que a companhia trabalha no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile na América do Sul, tem plantas nos Estados Unidos e escritórios por todo o mundo. “A Marfrig é a maior produtora de hambúrguer de carne bovina do mundo, e líder nas iniciativas de sustentabilidade”, disse no painel.

Continue depois da publicidade

Mais recentemente, segundo Gularte, a Marfrig deu um “passo mais ousado” em termos de rastreabilidade e iniciou um programa de sustentabilidade chamado Marfrig Verde +, que tem três pilares, que são a rastreabilidade, a transparência e 100% da cadeia com controle de origem e livre de desmatamento.

“Lançamos o programa Verde + que prevê um investimento de R$ 500 milhões nos próximos cinco anos. Nós entendemos que o produtor brasileiro é informado e preparado, e o Brasil é um celeiro de operações no mundo”, declarou.

O compromisso da Marfrig Verde + é acelerar a sustentabilidade na cadeia de valor da carne bovina, com foco na inclusão do produtor, segundo Gularte.

Para ele, transparência vem com informação. Ele disse que também utiliza o blockchain no sistema de rastreabilidade da Marfrig e que está convencido que o mundo vai avançar por este caminho.

Com a integração do produtor, Gularte afirmou, se agrega mais transparência ao processo de produção. “Em menos de um ano e meio trouxemos para o sistema formal mais de 1.200 produtores, que produzem cerca de 200 mil cabeças para abate, porque a empresa se preocupou em integrar”, disse.

O mercado halal cresce ano a ano e está entre os três maiores destinos de exportação do Brasil, lembrou Gularte, e com isso, ele acredita que se faz mais importante chegar nesse mercado com transparência.

“Quando dizemos que teremos nosso gado 100% rastreado, estamos atendendo demandas não só de transparência, mas de sustentabilidade”, concluiu.

VEJA TAMBÉM | Para ampliar pauta halal, Brasil precisa promover imagem

“Para nós, o produto halal é um sinônimo de qualidade, garantia de procedência e segurança alimentar e por isso dedicamos e investimos muito para assegurar que nossos produtos atendam e liderem as demandas e as tendências de nossos consumidores”, disse o presidente da Seara, João Campos.

Campos contou que as 26 plantas da empresa que exportam aves produzem produtos halal, e que já exportam halal para mais de 30 países.

O presidente falou sobre como a companhia vem evoluindo na qualidade e na rastreabilidade das operações. “Investir em tecnologia faz total sentido e é um processo que temos liderado em várias frentes”, disse.

Dentro do setor avícola da Seara, Campos informou que se usa a tecnologia para ajudar a ampliar eficiência, segurança e sustentabilidade entre todo o ciclo de produção de aves. “É o que chamamos de uma plataforma SuperAgroTech, que integra 100% das granjas da Seara de maneira digital”, disse.

Segundo o presidente, a Seara é a primeira empresa com ecossistema de benefícios de gestão de recursos naturais e de negócios para os seus produtores integrados.

“Sabemos a importância de mapear e ter todo sistema de supply chain junto, controlado e se desenvolvendo. Este é um projeto que impacta mais de 10 mil famílias”, disse.

Outras tecnologias utilizadas na Seara e listadas por Campos foram um aplicativo que conecta produtores, equipe técnica; um sistema de gestão e controle de granjas matrizes de aves; um sistema integrado de monitoramento e rastreamento dos transportes agropecuários, saindo das granjas até chegar nas fábricas, entre outros.

“Utilizamos essas diferentes tecnologias para buscar sempre assegurar a rastreabilidade, a qualidade e o envolvimento de toda a cadeia para garantir a qualidade do alimento até chegar ao consumidor. Além disso, todas as nossas fábricas e rações são próprias, o que também garante a rastreabilidade de todos os insumos dessa cadeia. O nosso compromisso é produzir alimentos com o que há de melhor, e com certeza os produtos halal fazem parte dessa missão”, concluiu Campos.

João Campos disse que este foi o primeiro evento que ele participa desde que foi anunciado como presidente da Seara. A Seara pertence à gigante de proteína animal JBS.

“Temos um compromisso inegociável com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, afirmou o CEO da BRF, Lorival Luz.

Em mensagem de vídeo ao painel, Luz destacou a importância que o mercado halal tem para a empresa de proteína animal. “Temos a marca Sadia no mercado do Oriente Médio há mais de 50 anos, começamos a operação nos anos 1970 e hoje faz parte do nosso compromisso e da nossa estratégia estar cada vez mais presente nessa região”, disse.

Ele informou que a produção da BRF é “absolutamente dedicada ao mercado halal”, com garantias de qualidade e certificados, e que eles exportam para cerca de 14 países da região e garantem a rastreabilidade completa de todas as matérias-primas, assegurando que todas elas seguem as exigências desse mercado.

Luz lembrou que a companhia tem presença local nos Emirados Árabes Unidos, com uma planta de processamento de alimentos na zona industrial Kizad, em Abu Dhabi, desde 2014, e que a BRF está investindo US$ 120 milhões para a construção de uma nova fábrica na Arábia Saudita.

“Este é nosso mercado prioritário e com isso, reafirmamos nosso comprometimento com os planos e os objetivos da região, definidos pelos governos, de estar cada vez mais presentes produzindo localmente, e assim estar presente no dia a dia das famílias de toda região”, declarou.

Quanto à sustentabilidade, o CEO da BRF disse que a companhia está trabalhando e avançando em projetos de geração de energia a partir de fontes limpas.

Participaram do painel o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o vice-presidente da Fambras Halal, Ali Zoghbi. O moderador foi o professor doutor Mian Nadeem Riaz, do corpo docente de Diversidade de Alimentos no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e diretor na Universidade Texas A&M.

O fórum Global Halal Brazil tem patrocínio da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), BRF, Pantanal Trading, Portonave e Iceport. O evento pode ser acompanhado pelo site mediante inscrição prévia ou pelo canal da Câmara Árabe no YouTube. Há tradução simultânea para o inglês e o português.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo