Novo milho híbrido é tolerante a lagartas e ao herbicida glifosato

Ao reduzir o ataque de lagartas, novo milho XB 3042 VTPRO2 permite a diminuição do uso de inseticidas reduzindo custos e impactos ambientais

Continue depois da publicidade

A Embrapa, em parceria com a Semeali Sementes, desenvolveu um híbrido de milho transgênico que combina duas importantes tecnologias: tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato.

Essa combinação de características torna a cultivar altamente versátil, possibilitando o seu uso em diversos ambientes de cultivo em todo o Brasil. Chamado de XB 3042 VTPRO2, o novo milho tem grande capacidade de adaptação aos diversos níveis de tecnologia e práticas de manejo


O híbrido XB 3042 VTPRO2 possui características que possibilitam a redução do ataque de lagartas, facilitando o controle de insetos-praga que frequentemente prejudicam as lavouras de milho. Essa característica permite que os agricultores reduzam o uso de inseticidas, diminuindo assim os impactos ambientais e os custos associados ao controle de pragas.

Além disso, o material apresenta resistência ao glifosato, um herbicida amplamente utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo do milho, o que facilita o manejo da lavoura e aumenta a eficiência na produção.

VEJA TAMBÉM | Brasil deve superar EUA e liderar exportação de milho em 2022/23, prevê Anec

O XB 3042 VTPRO2 apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. Plantas saudáveis e livres de doenças têm maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção. Todas essas características ajudam os agricultores que desejam cultivar duas safras em um único ano, conhecidas como primeira safra e safrinha.

Parceria Embrapa e Semeali Sementes

A parceria entre a Embrapa e a Semeali foi essencial para o desenvolvimento do híbrido de milho XB 3042 VTPRO2. A combinação do conhecimento técnico-científico da Embrapa com a experiência comercial e produtiva da Semeali resultou em um produto apto para plantio tanto na safra quanto na safrinha.

O pesquisador Roberto Trindade, da Embrapa Milho e Sorgo (MG), um dos responsáveis pelo desenvolvimento do híbrido XB 3042 VTPRO2, destaca a relevância dessa parceria. Segundo ele, a união da competência técnica da Embrapa e da expertise de mercado da Semeali é um diferencial que permite aos agricultores acessar as mais modernas tecnologias do setor. “Isso contribui para o crescimento sustentável do agronegócio”, acredita.

O diretor comercial da Semeali Sementes, Marcos Antoniali, ressalta que o XB 3042 VTPRO2 representa um marco importante para o setor, pois oferece aos agricultores a oportunidade de melhorar seus resultados e enfrentar os desafios do campo de maneira mais eficiente e sustentável. Com essa nova tecnologia em mãos, os produtores poderão elevar o patamar de seus cultivos de forma consciente e responsável.

Antoniali afirma que a parceria entre a Embrapa e a Semeali Sementes tem proporcionado avanços significativos no desenvolvimento de cultivares de milho mais produtivas e sustentáveis. “Com esse trabalho conjunto, abre-se um horizonte de possibilidades para o agronegócio, impulsionando o setor e beneficiando tanto os agricultores quanto a sociedade”, diz o diretor.

As características como ciclo precoce, estabilidade de produção e adaptação a diferentes níveis de tecnologia fazem esse híbrido ser recomendado para produção de grãos na primeira e segunda safras em todo o Brasil, podendo também ser utilizado para a produção de silagem.

Características agronômicas do XB 3042 VTPRO2:

Regiões recomendadas: Brasil

Altura de plantas: 238 cm

Altura da espiga: 127 cm

“Stand” final: 55.000 plantas/ha

Comprimento médio de espigas: 19 cm

Diâmetro médio das espigas: 4,9 cm

Número de fileira de grãos: 16

Textura do grão: semidentada

Coloração dos grãos: amarela/alaranjada

Grau de empalhamento: alto

Peso de mil sementes: 280 g

Peso hectolítrico: 790 g/l

Acamamento: alta resistência

Quebramento: alta resistência

Reação a doenças

Mancha foliar de Helminthosporium: moderadamente suscetível

Mancha-branca: moderadamente resistente

Complexos dos enfezamentos: moderadamente suscetível

Diplodia maydis: moderadamente resistente

Ferrugem branca: resistente

Cercospora: resistente

Antracnose foliar: moderadamente suscetível

 

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: