As exportações brasileiras de suco de laranja registraram queda de 11% nos oito primeiros meses do ano-safra 2018/19 (julho de 2018 a fevereiro de 2019), segundo apontou a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). No total, os embarques somaram 666,5 mil toneladas a um valor de US$ 1,25 bilhão – 8% inferior aos US$ 1,4 bilhão registrados no ciclo anterior.
O resultado da indústria foi pressionado principalmente pela queda nas vendas para os EUA, principal destino das exportações brasileiras. As exportações para o mercado americano somaram 139,5 mil toneladas, recuo de 27%. Em valor, essa queda foi de 26%, para US$ 248.6 milhões.
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“Essa queda para o mercado americano se deve à recuperação da safra da Flórida, depois de um período seriamente afetado pelos efeitos do Furacão Irma. De certa forma, essa queda já era esperada”, explica, em nota, o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Nos demais mercados, também houve queda de 6% nas vendas para a União Europeia, com 423,1 mil toneladas e faturamento de US$ 796,2 milhões (recuo de 2%). Para a China, as exportações caíram 10% no mesmo período, para 21,6 mil toneladas, com impacto negativo de 9% no faturamento (US$ 43,7 milhões).
“Embora o Brasil seja o maior fornecedor de suco para a China, perdemos espaço para produção própria chinesa e também, para a entrada de suco de outros países, como o Chipre e a Espanha”, explica Netto.