Entrada do Brasil na OCDE reforça agenda ambiental e social, diz Paulo Guedes

Segundo o ministro da Economia, o governo entende a importância da dimensão ambiental e social de um país com matriz energética limpa e agricultura produtiva

Continue depois da publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Uma eventual entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reforçará a agenda social e ambiental do país, disse hoje (16/11) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, o governo entende a importância da dimensão ambiental e social de um país com matriz energética limpa e agricultura produtiva.

O relatório da OCDE sugere ao governo o aumento da fiscalização na Amazônia e a intensificação da preservação do bioma.


“O relatório apresenta diagnóstico construtivo e alinhado com a nossa visão”, declarou Guedes na solenidade de apresentação do relatório, que foi lançado em evento virtual. “O Brasil entende o recado do relatório e a importância da dimensão ambiental”.

O ministro comprometeu-se em agir para a preservação do meio ambiente e destacou o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris, que estabelece metas para a redução de emissões de gases. “Temos que erradicar a mineração ilegal, a derrubada de florestas ilegal. Sabemos que o futuro é verde e digital. Os recursos [naturais] valem mais preservados que destruídos”, declarou.

Reformas

Embora recomende reajustes no Bolsa Família e elogie a elevação dos gastos públicos, principalmente por meio do auxílio emergencial, para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o relatório pede a manutenção do teto de gastos e a realização de reformas no pós-pandemia. Em seu pronunciamento, Guedes reiterou o compromisso da equipe econômica com o teto de gastos, dizendo que a limitação do crescimento dos gastos públicos permitiu baixar os juros e “desmontar a armadilha de endividamento em bola de neve”.

Segundo Guedes, o governo buscará evitar que as medidas temporárias tomadas durante a pandemia se tornem despesas permanentes. Em 2021, destacou, o governo retomará os programas sociais anteriores à disseminação da covid-19. O ministro disse que a economia e o emprego se recuperam em ritmo acelerado no segundo semestre o prometeu a retomada do programa de privatizações e de estímulos aos investimentos privados.

“Temos que transformar o impulso fiscal [gastos públicos decorrentes da pandemia] em retomada dos investimentos e crescimento sustentável. O Brasil será em 2021 a maior fronteira de investimentos do mundo”, afirmou.

O ministro acrescentou que o Brasil cumpre 94 dos 245 parâmetros políticos, econômicos, sociais e ambientais exigidos pela OCDE. “Reforço que o Brasil está pronto para ingressar na OCDE”, declarou.

A OCDE reúne o grupo das economias mais industrializadas do planeta e estabelece parâmetros políticos, sociais e ambientais para os membros. Desde 2017, o Brasil está em processo de adesão.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: