De olho no comportamento da arroba do boi, mercado da reposição registra poucos negócios

A baixa capacidade de suporte das pastagens também colabora com a posição de cautela para os investimentos dos recriadores e invernistas, avalia a Scot Consultoria (Bebedouro, SP)

Continue depois da publicidade

Nesta semana, o mercado de gado para reposição ainda operou com muita volatilidade de preços, devido à fraca ocorrência de leilões em muitas regiões brasileiras, informa a IHS Markit.

“O setor, de certa forma, segue acompanhando os desdobramentos relacionados à paralisação temporária das vendas de carne bovina à China e seus efeitos na dinâmica do mercado de boiada gorda”, justifica a consultoria.


Segundo a Scot Consultoria, nos próximos dias, os recriadores/invernistas devem se manter afastados das negociações, aguardando uma melhor definição do mercado do boi gordo.

“A baixa capacidade de suporte das pastagens colabora com esse quadro”, diz a Scot.

Porém, nas poucas localidades onde houve algum certame, agentes do setor relataram que a liquidez no mercado de animais jovens começa a mostrar sinais de recuperação.

De certa forma, diz a IHS Markit, a aproximação da época das águas traz a perspectiva de reestruturação das pastagens em muitas áreas do País e sugere planejamento dos próximos passos com relação à entrega de gado terminado para o primeiro semestre de 2022.

SAIBA MAIS | Cepea: preços do boi gordo recuam em setembro com ‘vaca louca’; exportações limitam queda

Segundo a IHS, em algumas praças pecuárias, a ponta compradora mais ativa trouxe suporte aos preços da reposição, sobretudo para animais mais velhos.

“Paralelamente, a acomodação dos preços da boiada gorda também colabora para a manutenção de uma relação de troca minimamente vantajosa”, acrescenta a IHS.

Entre as praças da região Norte do País, o mercado de reposição se mostrou firme e com maior liquidez de negócios, com pecuaristas saindo para as compras de bezerros, garrotes e novilhas, informa a IHS.

Destaque para a procura de fêmeas para estação de monta, seja novilha ou vaca parida. Em Rondônia, as chuvas voltaram e isso tem dados suporte aos preços locais por meio do maior volume de vendas.

No Centro-Oeste, os preços das categorias mais jovens estão estagnados no Mato Grosso e apresentam volatilidade em Goiás e Mato Grosso do Sul, informa a IHS.

Na região Sudeste, os preços do gado de reposição continuam muito fracos no interior paulista e em algumas regiões de Minas Gerais.

O clima seco e a cautela dos compradores locais (região Sudeste) travam as operações e dificulta a dinâmica dos negócios, relata a IHS.

Na região Sul, os negócios durante a semana foram pontuais, mas com preços mais firmes para algumas categorias.

No Rio Grande do Sul, destaque para firmeza dos preços das novilhas com mais de 10 arrobas.

Na última quinta-feira (23/9), o indicador bezerro Cepea (praça MS) fechou a R$ 2.887,98, o que representou valorização de 2,2% em relação ao preço registrado em igual período do mês passado.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: