Cresce a demanda por gado vivo brasileiro; ouça

Países do Oriente Médio intensificam suas compras e encontram no Brasil uma importante fonte de abastecimento, com qualidade e variedade, do gado europeu ao zebu

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Polêmicas à parte, a exportação de gado vivo por via marítima cresce e vai se consolidando como alternativa de desova da superprodução brasileira de bovinos de corte.

Em 2023, o volume de animais comercializados aumentou 298,9% e o faturamento 254,2%, quando comparados a 2022.

Foram embarcados cerca de 582,2 mil cabeças, com faturamento de US$ 488,6 milhões, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os principais Estados exportadores são Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Para 2024, a expectativa é ainda de crescimento, mesmo que em índices bem mais modestos, segundo análise de Lincoln Bueno, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Gado (ABEG). Os principais destinos são Egito, Turquia, Arábia Saudita, Iraque, Jordânia e Líbano.

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA  os comentários de Lincoln Bueno

Em 2022, os principais países exportadores eram União Europeia, seguida por México, Canadá, Austrália, EUA e Brasil. Em 2023, o País deve chegar entre os três primeiros colocados, deixando os EUA para trás e brigando com o Canadá e o México, analisa a Scot Consultoria.

No início de março, o Uruguai divulgou o embarca de 10,7 mil bovinos para a Turquia e 500 para o Iraque. O destino de maior volume informou expectativa de comprar 600 mil cabeças em 2024, número que pode ser expandido. Para Bueno, “não há concorrência direta com o Brasil”.

Mais um Projeto de Lei no Congresso quer proibir – Mas há entidades e empresas que querem impedir a exportação de gado vivo por via marítima. Os motivos são ambientais, de bem-estar animal, preferências nutricionais e até protecionismo comercial. Para o presidente da ABEG, “não há como derrubar a legitimidade do negócio”.

Se a lei não deve ser um grande problema, já a guerra no Oriente Médio é. Se existir algum desafio para o setor em 2024, está na necessidade de desviar do Mar Morto para chegar ao Oriente Médio, onde estão os principais destinos. “Isso encarece o frete”, diz a Scot.

Mais expectativas para 2024 – Outro entrave pode ser a “quebra de safra de grãos”, em função do atraso das chuvas e estiagem fora de época nos Estados do Centro-Oeste. Ela encarecerá os custos de produção, principalmente na etapa de engorda, assim como a ração que alimenta os animais durante a viagem, uma vez confirmada com severidade.

No Rio Grande do Sul, bastante castigado pelo “El Niño”, em 2023, a expectativa é pela chegada da “La Niña”, nos meados dessa temporada. Com sua produção de bovinos taurinos, bastante semelhante à do Uruguai, a expectativa é boa, conforme análise de Fernando Furtado Velloso.

Trata-se de um consultor com muitos clientes que estão fornecendo animais vivos para exportação. Recentemente, o Estado enviou um carregamento com 19 mil cabeças para o Iraque, registrando um episódio pouco favorável. Para o consultor da FF Velloso e Dimas Rocha, é “um fato isolado que tem lá sua explicação alheia à atividade”.

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA  os comentários de Fernando Velloso

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, o porto de uma das capitais sul-africana, Cidade do Cabo, ficou poluído pelo odor que a embarcação exalava. Ainda segundo a publicação, autoridades daquele país teriam encontrado animais doentes e até mortos, em meio a muito dejeto.

 

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