Fique atento aos cuidados no nascimento de bezerros

CONFIRA o que está no 'Radar Sanitário' para setembro; coluna do médico veterinário e professor Enrico Ortolani trata das rotinas no manejo dos rebanhos de corte

Continue depois da publicidade

Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)

Para quem fez a estação de monta, de meados de outubro ao começo de janeiro de 2021, o período de nascimento de 2022 ocorre entre os meses de agosto a outubro. Os cuidados sanitários quanto aos bezerros serão descritos a seguir:


A) Cura do umbigo: prepare a solução de iodo a 6% em solução aquosa ou alcoólica para a cura e trate os animais logo em seguida ao nascimento. Faça a imersão do umbigo nessa solução por no mínimo 1 minuto.

B) Prevenção contra “bicheira” no umbigo. Injete, por via subcutânea nos bezerros 1mL a base de doramectina, que é o anti-helmíntico que tem apresentado os melhores resultados para esse fim.

C) Pese os bezerros. Bezerros muito leves ou muito pesados morrem mais que os de peso normal ao nascimento (ideal para bezerros Nelore: machos 29-34 kg; fêmeas 27-31 kg; bezerros cruzados 2 kg a mais). É essencial que todo bezerro seja pesado, para que medidas preventivas sejam tomadas e se evite pesos anormais.

Pese os bezerros com uma balança apoiada em trave (Foto1) ou com uma fita de costureira, medindo a circunferência toráxica na altura do coração (Foto 2).

O número de centímetros obtidos estima o peso dos bezerros: 86 cm= 50 kg; 82 cm = 45 kg; 78 cm = 40 kg; 74 cm = 35 kg; 70 cm = 30 kg; 66 cm = 25 kg; 62 cm = 20 kg; 58 cm =15 kg).

1 – Balança apoiada em trave (Foto: Arquivo DBO)
2 – Peso estimado pelo uso de fita métrica (Foto: Embrapa)

 

D) Oferecimento de Colostro para bezerros com baixa vitalidade. Bezerros leves ou que passaram por partos complicados têm baixa vitalidade e demoram mais para levantar e tomar o colostro, que oferece anticorpos que os protegem contra várias doenças.

Quanto mais rápido o colostro é ingerido maior será a sua proteção. Você deve oferecer o colostro para bezerros que demoraram mais de 3 h para toma-lo. Obtenha de vacas leiteiras o primeiro colostro e o congele a -10º C em garrafas plásticas, não completamente cheias.

Descongele, antes do oferecimento, não deixando a temperatura ser superior a 50º C. Ofereça lentamente 4 litros de colostro pela boca.

E) Outros cuidados com bezerros fracos. Limpe a narina, que por vezes fica entupida. Faça massagem com uma tolha ou saco limpo na região do tórax do bezerro, que estimulará sua respiração.

Estimule o bezerro a tomar colostro na própria vaca ou ofereça o colostro, como orientado acima. Aqueça o bezerro em dias muito frios.

F) Cuidados com o piquete-maternidade. Verifique se o piquete- maternidade está limpo e não contêm muitas moitas altas, pois muitas vacas escondem os bezerros nelas, o que dificulta o rápido manejo com o bezerro recém-nascido.

Você gostou desta coluna? Tem alguma sugestão ou informação nova?  Por favor, me escreva no e-mail ortolani@usp.br.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: