Operações de carne da JBS na Austrália são paralisadas por ataque cibernético

Segundo o site Beef Central, a JBS Austrália cancelou os abates de bovinos e ovinos nesta segunda-feira, 31, em todas as plantas do país

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As operações da JBS Austrália, subsidiária da gigante brasileira JBS — a maior processadora de carne do mundo –, ficaram paralisadas no fim de semana por um grande ataque cibernético a seus sistemas globais de tecnologia da informação.

A notícia foi publicada pelo portal australiano Beef Central e também em outros canais internacionais de informação.


Segundo o portal, a JBS Austrália cancelou os abates de bovinos e ovinos nesta segunda-feira, 31 de maio, em todas as plantas do país – localizadas em Queensland, Victoria, New South Wales e Tasmânia.

A JBS possui 47 instalações na Austrália e opera a maior rede de instalações de confinamento do país.

O CEO da JBS Austrália, Brent Eastwood, confirmou à Beef Central o ataque cibernético e o impacto imediato nas operações australianas da empresa. Ele não soube dizer quanto tempo a paralisação australiana poderia durar.

O portal Beef Central mencionou a hipótese de ocorrência de eventuais problemas semelhantes em operações da JBS pelo mundo, incluindo “a América do Norte e, “potencialmente, na América do Sul”, a partir desta segunda-feira.

“Segunda-feira é um feriado do Memorial Day nos EUA, o que pode ajudar as operações da empresa na América do Norte a ganhar algum tempo para encontrar soluções”, citou a Beef Central.

Procurada pelo Portal DBO, a assessoria de imprensa da brasileira JBS enviou, no início da noite desta segunda-feira, uma nota assinada por um representante da JBS USA, que é a responsável pelas operações da gigante de carne nos Estados Unidos e na Austrália.

A nota confirmou o ataque organizado de “hackers” aos sistemas de TI da companhia em território australiano e norte-americano. “A empresa tomou medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas afetados, notificando as autoridades e ativando a rede global da empresa de profissionais de TI e especialistas terceirizados para resolver a situação”, afirmou.

A JBS USA disse ainda que “não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que dados de clientes, de fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos ou utilizados indevidamente como resultado da situação”, acrescentando que a “resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores”.

 

No Brasil, a JBS não comentou oficialmente o assunto. Por meio de contato pelo Whatsapp com a DBO, a assessoria disse, em conversa não-oficial, que os ataques cibernéticos não interferiram nas operações da JBS na América do Sul  (incluindo o Brasil).

Um consultor de TI disse ao Beef Central que a história sugere que grandes empresas costumam ser afetadas por ataques cibernéticos por uma semana ou mais, antes que as operações normais possam ser retomadas.

Embora a JBS Austrália ainda esteja avaliando o impacto dos danos e o que eles significam para o negócio da empresa, não há evidências, nesta fase, de que o ataque tenha sido motivado por ativismo animal ou ambiental, informa a Beef Central.

Nos últimos meses, tem havido uma sequência de ataques cibernéticos direcionados a grandes empresas de todos os tipos. Entre as empresas australianas e internacionais afetadas recentemente estão a gigante de logística Toll Holdings e a processadora de carne da Nova Zelândia AFFCo.

A JBS Australia disse que não podia especular sobre uma retomada das operações de processamento na Austrália, dizendo que a primeira prioridade era avaliar o impacto e a extensão do ataque.

No entanto, afirmou que as operações de processamento seriam impossíveis sem o acesso normal aos sistemas de TI e Internet.

Os processadores australianos de carne vermelha gastam enormes somas de dinheiro em segurança cibernética eletrônica. Empresas como Deloitte e EY são frequentemente usadas como consultores para tentar encontrar “rachaduras” nas redes de TI de algumas empresas, mas os ataques cibernéticos continuam sendo uma ameaça para as empresas (Com Beef Central e outros canais internacionais de informações).

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