Fusão coloca o setor de diagnósticos agropecuários em um novo patamar

União entre 3rlab e Ribersolo cria uma robusta central de inteligência com atuação nacional voltada a diagnósticos de alta qualidade e precisão

O 3rlab, laboratório fundado pelo Rehagro que lidera o mercado na área de análises de nutrição animal, e a Ribersolo, pioneira em análises de solos, tecido vegetal, fertilizantes, corretivos e de água para irrigação, acabam de anunciar uma fusão imediata de suas atividades no Brasil. O objetivo é formar um player líder no setor e uma central de inteligência agropecuária única que, unindo tecnologia e capacidade técnica, entregará diagnósticos agropecuários de alta qualidade e precisão. 

A nova empresa terá cinco unidades em quatro estados do Brasil e a operação alcançará todo o território nacional. A gama de análises oferecidas será uma das mais amplas do mercado, incluindo as do tipo NIRS (Near Infrared Spectroscopy), que usam menos reagentes químicos e são mais sustentáveis. “Com a experiência e capacidades combinadas, vamos gerar maiores benefícios aos clientes, com diagnósticos precisos e rápidos, acompanhados de treinamento para o correto uso das informações”, afirma Renato Botelho, CEO do Rehagro.  


Em complemento, o diretor do 3rlab e agora presidente do Conselho da nova organização, Fábio Corrêa, destaca os benefícios que esse importante movimento proporcionará ao campo. “Com análises e diagnósticos de alta qualidade, a agropecuária brasileira poderá racionalizar o uso de recursos, aumentar sua produtividade e, ao mesmo tempo, ser mais sustentável com a redução das emissões de carbono”, explica.  

Conselho da nova organização será presidido por Fábio Corrêa

Victor Monseff de Almeida Campos, então diretor da Ribersolo, será o CEO da nova empresa. Sobre essa união, ele destaca que a “inteligência e a informação de qualidade são fatores-chave para que todos os agricultores e pecuaristas elevem sua eficiência aos níveis já alcançados pelos produtores campeões de produtividade”. No dia a dia, o executivo contará com o suporte de Marina Monseff, que será a diretora de operações e que enfatizou que, com mais eficiência, “a agropecuária poderá registrar novos saltos de produtividade, sustentabilidade e lucratividade.” 

A sede da nova empresa será em Ribeirão Preto (SP), com unidades operacionais em Sertãozinho (SP), Lavras (MG), Chapecó (SC) e Goiânia (GO), onde os laboratórios já existentes serão expandidos. As duas empresas empregam 140 pessoas, entre cientistas, veterinários, agrônomos e técnicos, com vasta experiência na agropecuária.  

Nova companhia terá Victor Monseff de Almeida Campos como CEO

Oportunidades  

A união entre 3rlab e Ribersolo acontece em um momento de expansão do setor de diagnósticos agropecuários, onde ambas contabilizam ritmo de crescimento anual de cerca de 30% nos últimos anos. “E há espaço para avançar ainda mais”, destaca Victor Monseff. “Nos Estados Unidos, com área cultivável semelhante à nossa, são feitas cerca de quatro vezes mais análises de solo que no Brasil”, compara. 

As duas empresas, que sempre apostaram na inovação, lançaram este ano produtos e pesquisas que seguirão adiante. O 3rlab apresentou o ProSpec, um “laboratório portátil” que faz a análise nutricional de rações e insumos direto nas linhas de produção da indústria do setor, acelerando o processo como um todo. A Ribersolo, por sua vez, possui pesquisas avançadas no campo da retenção de carbono no solo, tema presente na agenda de sustentabilidade da agricultura do mundo inteiro e que, em breve, poderá ampliar o portfólio de ofertas da nova empresa.  

Outros caminhos para a expansão incluem a abertura de novos laboratórios em mais estados do Brasil — opção já em estudo, assim como a aquisição de outros “players” do mercado, uma vez que o setor de diagnósticos agrícolas no Brasil é bastante pulverizado.  

Capacitação  

Com um preço reduzido, os diagnósticos agropecuários oferecem inteligência para a boa gestão econômica da pecuária, onde a nutrição pode representar até 50% dos custos. Já na agricultura, o cuidado com os solos pode alcançar até 30% dos custos. No entanto, ainda há desconhecimento ou desconfiança sobre esses benefícios por uma parte do mercado. Para superar esses obstáculos, será potencializada a prática de capacitações oferecidas pela nova empresa. A Ribersolo possui experiência de quatro décadas de atuação com vários tipos de culturas agrícolas em todos os biomas brasileiros. O 3rlab já capacitou mais de 20 mil pessoas no uso e na avaliação das análises agropecuárias, refletindo o DNA de educação do Rehagro

Lideranças do Rehagro e da Ribersolo. Da esq. para a dir: Fábio Corrêa, Regina Helena Monseff, André Oliveira, Marina Monseff, Clóvis Corrêa, Victor Monseff de Almeida Campos, Renato Botelho e Luiz Augusto de Almeida Campos

A bagagem por trás de cada marca 

A nova empresa nasce alicerçada nos valores de seus fundadores e integra suas maiores expertises. Criado em 2013 pelo Rehagro, grupo referência em educação para o agronegócio e que tem como sócios os fundos Tarpon 10b e GK Partners, o 3rlab trouxe ao mercado as análises de alta precisão NIRS (Near Infrared Spectroscopy) para a avaliação da nutrição animal, além de promover a capacitação de clientes para a correta interpretação e utilização dos diagnósticos. Já a Ribersolo estabeleceu os parâmetros de qualidade em seu segmento de atuação desde que foi fundada há 44 anos pelo casal Luiz Augusto de Almeida Campos (engenheiro agrônomo) e Regina Helena Monseff (farmacêutica bioquímica). O 3rlab e a Ribersolo possuem certificações nacionais e internacionais e dispõem de processos exclusivos de controle laboratorial.   

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

    Quais newsletter você gostaria de receber?
    Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura: