Os leilões da 89ª ExpoZebu registraram médias expressivas de preços, confirmando o aquecimento do mercado de genética zebuína. Um exemplo é a bezerra Nelore, Joia FIV Terra Brava, que teve 50% de suas cotas comercializadas no 6º Leilão Terra Brava & Genética Aditiva, ocorrido no dia 1º de maio. Ela atingiu uma valorização final de R$ 1.200.000,00 e foi adquirida por Hedley Port (Fazenda Shangri-lá).
De acordo com o pecuarista Eduardo Pinheiro Campos, esse resultado comprova que os criadores vêm buscando cada vez mais por fêmeas jovens, precoces, produtivas e com avaliações genéticas e genômicas consistentes. “Joia é um divisor de águas dentro da história da seleção da Terra Brava e da raça Nelore, carregando em seu DNA um trabalho muito sério de melhoramento genético com quase cinco décadas.
Sua mãe emprenhou aos 10 meses de idade, pariu aos 20 meses e voltou a emprenhar em sua primeira inseminação”, explica Campos, proprietário da Terra Brava Agropecuária, sediada no município mineiro de Presidente Olégario, onde tem um projeto de seleção e melhoramento genético da raça Nelore PO há quase 50 anos.
Continue depois da publicidade
Outro animal comercializado por valor muito expressivo dentro da ExpoZebu é o touro Rolex FIV Terra Brava, pai da Joia. Ele teve suas contas valorizadas em R$ 1.800.000 e foram vendidas 33,33% de suas cotas para o pecuarista Marcelo Perfinaza (Perfinaza Agropecuária). Contratado pela central Alta, Rolex (REM Gladiador X 1070 da Terra Brava) tem avaliações forte e equilibradas dentro dos principais programas de melhoramento ANCP, Geneplus/Embrapa e PMGZ. “Dentro do rebanho da Terra Brava, ele é líder de produção e venda de sêmen. Tem avaliações genéticas e genômicas muito fortes e apresenta excelente ganho de peso, fertilidade e qualidade de carcaça. Sua produção já está provada, através de sua progênie extremamente forte! É um touro superprecoce, que aos 12 meses já estava produzindo sêmen”, diz Eduardo Campos.
Segundo o criador, alcançar uma valorização acima da média na ExpoZebu não é tarefa fácil já que a exposição sedia os principais leilões de Nelore da temporada. “O resultado do nosso leilão na ExpoZebu representa a consolidação da Terra Brava Agropecuária no mercado de genética da raça Nelore. Para ter destaque na maior exposição de zebuínos do mundo, é preciso ter um trabalho de seleção muito criterioso, moderno, com uso de ferramentas tecnológicas de última geração e atento às demandas do mercado. Quem investe em genética quer a garantia de que está comprando um animal altamente lucrativo para seu negócio. Por isso, na Terra Brava, buscamos por matrizes e touros super precoces, com avaliação equilibrada, biotipo funcional, muita caracterização racial e totalmente adaptados às condições da pecuária de corte brasileira, ou seja, uma criação a pasto”, acrescenta Eduardo.
Hoje, o rebanho da Terra Brava é líder em fertilidade e ganho de peso, tendo como média atual, o índice de mais de 90% de prenhez. Além de contar com vários touros em central, a empresa também atua na pecuária de corte comercial, em sistema de recria e engorda no estado do Mato Grosso. “Graças aos investimentos constantes em tecnologia e ao trabalho de seleção, a Terra Brava está consolidada no Brasil como um dos principais produtores de genética do país”, conclui o criador.