Caroço de algodão: o rei das dietas sem forragem também é fonte importante de proteína na dieta

Picture of Giovani Jacob Kolling

Giovani Jacob Kolling

Consultor comercial do 3r Ribersolo

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário do 3r Ribersolo

A formulação de dietas para bovinos é considerada um grande desafio para os nutricionistas e produtores que buscam eficiência na cadeia da carne, além da necessidade de uma produção sustentável, rentável e com diminuição dos custos relacionados à nutrição animal.

Continue depois da publicidade

No Brasil, a produção de ruminantes enfrenta desafios constantes, sendo um deles a sazonalidade das pastagens e a expansão agrícola sobre essas áreas, ocasionando o aumento dos custos de terra e fortalecendo a necessidade por maior produtividade por área. O confinamento de bovinos surge como uma alternativa para fornecer animais para abate durante a entressafra e a busca pelo mercado com características de carcaça desejáveis. No entanto, os altos custos com alimentação no confinamento são uma preocupação importante.

Para reduzir estes custos, dietas que incorporem alimentos alternativos estão sendo cada vez mais utilizados e, dentre eles, resíduos agroindustriais têm se destacado. O caroço de algodão (Gossypium spp.) encontra-se como uma excelente opção para dietas de confinamento ou mesmo na suplementação de animais criados a pasto devido ao seu teor nutricional, dentre deles a porcentagem de proteína.

Caroço de algodão utilizado na nutrição de bovinos

O gráfico abaixo demonstra os resultados das médias de proteína bruta de amostras de caroço de algodão analisadas pelo 3rRibersolo no período compreendido de 2021 a 2024.

Fonte: 3r Ribersolo

Como é possível verificar, a média da concentração de proteína bruta na matéria seca do caroço de algodão possui uma variação ano após ano, demonstrando um aumento de aproximadamente 10% entre o período avaliado, chegando à média de 22,12% no ano de 2024. Esse valor é considerado alto em comparação a outros subprodutos e, até mesmo, a diversos grãos. Pesquisas demonstram que a composição proteica do caroço de algodão é indicada como um subproduto para complementar as necessidades nutricionais dos bovinos de corte, importante para o crescimento e desenvolvimento dos animais, além de ser utilizada como uma alternativa valiosa em dietas de confinamento, diminuindo as despesas com a alimentação.

Continue depois da publicidade

Em fevereiro de 2024 a tonelada do caroço de algodão foi comercializada a um custo de R$ 650,00 no estado do Mato Grosso. Apesar de verificarmos uma variação na composição deste subproduto, nas análises realizadas no 3rRibersolo em 2024, verificamos que a concentração mínima de PB na MS foi de 19,14%, máxima de 26,34% e desvio padrão de 1,86%. Dados de comercialização demonstram que este subproduto está sendo amplamente utilizados na alimentação de bovinos de corte e os dados confirmam o seu valor nutricional proteico. Vale ressaltar a importância na necessidade da avaliação bromatológica constante das matérias-primas utilizadas na formulação de dietas, equilibrando a proteína juntamente com outros nutrientes essenciais, fazendo com que ocorra o aumento eficiente do peso corporal e a produção de carne de qualidade.

Em resumo, o caroço de algodão representa uma valiosa fonte de proteína na alimentação de bovinos de corte, contribuindo para a formulação de dietas que garantam a saúde e o desempenho dos animais, otimizando a produção pecuária e melhorando a rentabilidade de sua fazenda.

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo