Estudo da Embrapa Silvipastoril aponta benefícios de sistemas integrados na precocidade reprodutiva de novilhas Nelore no nortão de Mato Grosso
Por Carolina Rodrigues
T anto a ILP (Integração Lavoura-Pecuária) quanto a ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) podem antecipar a puberdade de novilhas Nelore, revelando configurações interessantes sobre cada modelo e como eles podem ser utilizados para manejar categorias e subcategorias diferentes da fazenda. Esse foi o objetivo de recente pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop, MT, com 48 fêmeas com idades entre 12 e 14 meses.
Na fase de recria, por exemplo, a pesquisa mostrou que a integração lavoura pecuária foi determinante para que os animais atingissem o peso ideal para entrarem em reprodução, enquanto na fase pré-púbere, o sistema silvipastoril – com melhores condições de conforto térmico – proporcionou aumento da concentração do hormônio IGF-1, fortemente relacionado à precocidade sexual.
Para o pesquisador Luciano Lopes, a pesquisa apresenta uma nova perspectiva de manejo para as propriedades que têm a cria inserida no seu processo produtivo.
“Do ponto de vista prático, é importante ter essas estratificações. O produtor pode manejar animais pós-desmama em ILP para acelerar o ganho de peso e, na fase seguinte, colocá-los em ILPF para tentar um alcance melhor nos indicadores de concepção. São estratégias complementares muito interessantes”, avalia.
O experimento da Embrapa buscou validar os sistemas de produção a partir de indicadores reprodutivos, mas, acima de tudo, atender a uma demanda regional dos produtores: nos últimos 10 anos, cresceu a participação da cria nas propriedades do norte do Estado, fator que vem estimulando pesquisas na área e o envolvimento cada vez maior do setor produtivo.
VEJA TAMBÉM | Internet das Coisas monitora produtividade e bem-estar animal em sistemas de ILPF
Além da Embrapa, participaram do estudo a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) e a Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso), que subsidiaram parte das despesas e cederam os animais.