Capim Tifton: escolha estratégica para a nutrição eficiente de bovinos

autores:

Picture of Barbara de Sousa Mota Neta

Barbara de Sousa Mota Neta

Zootecnista parte do corpo técnico da 3rlab.

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário parte do corpo técnico da 3rlab.

Dentre as cultivares pertencentes ao gênero Cynodon, o capim Tifton destaca-se como uma forrageira com alta produtividade e boa qualidade nutricional. Amplamente utilizado em regiões de clima quente (resistente ao estresse ambiental), tornou-se uma escolha popular para pastagens destinadas à alimentação de bovinos e outros animais de criação.

Sua adaptabilidade e características específicas fazem do capim Tifton uma opção eficaz para a promoção da produtividade animal em ambientes tropicais e subtropicais, sendo ótima opção para pastejo e para produção de feno.

O capim Tifton, em particular o Tifton 85, é conhecido pela alta produtividade de forragem e resistência ao estresse, apresenta adaptabilidade aos diferentes tipos de solos (incluindo solos de textura média a arenosa), possui alto valor nutricional, crescimento rápido e é tolerante a pastejo intenso.

A vantagem de ser tolerante ao pastejo intenso torna-o uma opção adequada para sistemas de manejo mais intensivos, permitindo que as pastagens sejam utilizadas de forma mais intensa, resultando em maior aproveitamento da área disponível e garantindo melhores resultados produtivos.

Com relação ao seu alto valor nutricional, sobretudo a variedade Tifton 85, isso se deve à boa oferta de proteína e fibra, o que favorece a alta digestibilidade e contribui para uma absorção eficiente de nutrientes. Na Tabela 1, observamos a composição média das amostras do capim Tifton analisadas no Laboratório 3rlab.

A avaliação da composição bromatológica das plantas forrageiras assume destaque na análise qualitativa das plantas, pois parâmetros como proteína bruta (PB) e fibra em detergente neutro (FDN) podem influenciar direta ou indiretamente no consumo de matéria seca pelo animal (VAN SOEST et al. 1984).

Em geral, o capim Tifton é considerado altamente digestível pelos animais, como podemos observar na Tabela 2. Desta forma, forragens mais digestíveis contribuem para uma melhor absorção dos nutrientes, o que é fundamental para animal.

Portanto, deve-se realizar o manejo adequado da planta, como o corte no estágio correto de crescimento, pois o avanço da maturidade fisiológica da forrageira é acompanhado pela queda da digestibilidade devido sua lignificação.

Em síntese, para utilizar o capim Tifton na dieta animal, é crucial realizar corretamente as práticas de manejo do pasto e realizar análises laboratoriais da forragem para adequar a suplementação conforme as necessidades dos animais. Essas são práticas fundamentais para maximizar os benefícios do capim Tifton na dieta dos bovinos.

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: