Exportações de couro do Brasil cresceram 12,5% em 2024, diz CICB

O total remetido ao mercado externo alcançou US$ 1,26 bilhão

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O couro do Brasil encerrou o ano de 2024 com um balanço positivo nas exportações – tanto em números quanto em avanços nas principais demandas de tecnologia, conformidade e sustentabilidade do setor.

O total remetido ao mercado externo alcançou US$ 1,26 bilhão, representando um aumento de 12,5% em relação a 2023. Em metros quadrados, o crescimento foi ainda maior: 22,3% acima do ano anterior.

Em peso, o total exportado foi 38,8% superior em toneladas. O incentivo às exportações de couro do Brasil é apoiado pelo Brazilian Leather, projeto do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Acesse AQUI o relatório com todos os dados.

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De acordo com José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, os números devem ser celebrados pelo setor, mas os principais avanços de 2024 vão além das estatísticas, envolvendo a operação da cadeia do couro no país.

“O ano foi crucial para nós. Atuamos incessantemente nas pautas de conformidade, rastreabilidade e barreiras alfandegárias, alcançando resultados que nos permitem crescer ainda mais em 2025”, afirma.

Bello destaca alguns dos principais avanços que passaram pela participação ativa do CICB: a construção do Guia CICB de Matéria-prima (um passo a passo de como obter dados de origem de peles no país), o lançamento, pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, e a eliminação da exigência de Certificado Sanitário pelo Vietnã para couros wet blue do Brasil.

Na avaliação dos mercados, o panorama final das exportações de 2024 apresenta insights importantes para os próximos anos. Crescimentos substanciais no Vietnã (+69,8% em valores em relação a 2023, consolidando-se como o quarto principal destino) e no México (+26,3%, quinto maior importador) indicam a tendência de diversificação de mercados da produção e manufatura.

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O principal cliente do Brasil, a China, também apresentou uma ascensão relevante no balanço final: +26,9% em valores (ou +20,8% incluindo Hong Kong na apuração).

Para 2025, Bello reafirma o compromisso do setor de couros com novas tecnologias e processos que favoreçam a sustentabilidade e atendam às demandas de clientes e regulamentações internacionais.

“Estamos sempre atentos ao que o mercado exige e às tendências futuras. Devemos dar uma atenção especial à avaliação do ciclo de vida, que tem ganhado cada vez mais força entre os clientes do couro, já impactando a cadeia e as exigências feitas aos fornecedores de materiais”, afirma.

Fonte: Ascom CICB

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