Swift avança em energia renovável e chega a 100 lojas com telhado solar

A empresa estima que a economia na conta de luz com a iniciativa é da ordem de 10%.

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A Swift, negócio da JBS em alimentos congelados, alcançou a marca de 100 lojas com painéis solares fotovoltaicos instalados nos telhados de suas unidades. O uso de sistemas de geração distribuída faz parte da estratégia da companhia para alcançar a meta de ter 100% do consumo de eletricidade de seus estabelecimentos de rua supridos por fontes renováveis até 2025. A empresa estima que a economia na conta de luz com a iniciativa é da ordem de 10%.

Pelos cálculos da empresa, já foram instalados 4.801 painéis solares nos telhados das lojas da Swift, somando 2,3 megawatt-pico (MWp) de capacidade instalada.

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A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Âmbar Energia, empresa de soluções em energia da J&F Investimentos, controladora da JBS.

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Até o momento, foram aplicados no projeto cerca de R$ 50 milhões, de um total de R$ 105 milhões. O investimento foi realizado pela Âmbar.

Além desses estabelecimentos com geração própria nos telhados, a Swift também possui como estratégia, para alguns de seus estabelecimentos, o uso de energia solar proveniente de fazendas solares. Atualmente, 45 unidades da marca recebem energia de usinas fotovoltaicas (UFV) operadas pela Âmbar, tais como a UFV Âmbar Porto Feliz e a UFV Âmbar Saltinho, no interior de São Paulo.

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No total os telhados e as fazendas solares que abastecem as lojas da Swift somam 5,7 MWp de capacidade instalada, suficiente para suprir 11% da energia consumida pelos estabelecimentos.

Âmbar

As soluções desenvolvidas pela Âmbar para a Swift fazem parte de uma das principais frentes de crescimento da companhia atualmente.

A empresa, conhecida por operar usinas a gás natural, vem diversificando sua atuação desde 2021, ampliando os investimentos em geração fotovoltaica.

“Com a demanda de grandes parceiros como a JBS e o potencial de geração de energia fotovoltaica do Brasil, definimos que essa fonte seria uma prioridade no nosso plano de expansão”, declarou o presidente da empresa, Marcelo Zanatta.

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