O impacto da qualidade de mistura na produção de rações: em busca da fórmula perfeita

Picture of Giovani Jacob Kolling

Giovani Jacob Kolling

Consultor comercial do 3r Ribersolo

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário do 3r Ribersolo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos para animais. A produção de ração animal no País é significativa devido à relevância do setor agropecuário e à expressiva produção de carne e outros produtos de origem animal.

Continue depois da publicidade

De acordo com o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal), a produção brasileira de rações, em 2023, totalizou 82,9 milhões de toneladas, o que corresponde a um desempenho 1,2% superior ao contabilizado no ano anterior. Quando agregado o segmento de suplementos minerais, a produção total foi de 86,3 milhões de toneladas.

A adequada formulação da ração e a maximização de seu potencial nutritivo, contribui para a melhoria no desempenho e viabilidade econômica dos sistemas produtivos, que requerem o controle cuidadoso dos pontos críticos ao longo de todo o processo, que vai desde o recebimento das matérias-primas até a expedição dos produtos acabados.

Desta forma, a homogeneidade da ração apresenta importância significativa nos sistemas de produção animal. Quando feita de forma inadequada, pode acarretar deficiência na produtividade dos animais.

A mistura de ingredientes é uma operação de extrema importância na produção de ração, pois frequentemente é discutido três diferentes tipos de rações: aquela formulada que está no papel, a ofertada aos animais e a última, que é realmente consumida.

Continue depois da publicidade

Há várias maneiras para determinar o tempo ótimo de mistura, mas todos os métodos baseiam-se em análises laboratoriais de diferentes amostras coletadas (10 amostras) no misturador em funcionamento e com intervalos regulares de tempo e em várias partes do misturador, para analisá-las para um determinado nutriente da ração ou um marcador, calculando o coeficiente de variação (CV).

Estudos qualificaram os coeficientes de variações e recomendaram as ações corretivas:

Fonte: Hermann e Behnke (1994)

Abaixo, compilamos amostras analisadas em 2023 no Laboratório 3r Ribersolo, quanto o grau de homogeneidade das misturas (ruim, satisfatória, bom e excelente), e observamos que a maioria das misturas são classificadas como “Satisfatório”, apresentando CV entre 15% e 20%. Recomenda-se, para diminuir este CV, aumentar tempo de mistura, olhar desgaste do equipamento, sobrecarga ou sequência de adição de ingredientes.

Fonte: 3r Ribersolo

Portanto, a qualidade de mistura de ração animal é um aspecto crucial para garantir a uniformidade e consistência dos nutrientes em cada porção da ração final, afetando diretamente o desempenho dos animais e a rentabilidade das operações pecuárias. A atenção cuidadosa a todos esses aspectos é fundamental para o sucesso da produção de ração.

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo