Pensando no bem-estar animal, Fazenda Ana Amélia, em Martinópolis, SP, instala creep feeding ao lado de área sombreada para proporcionar ainda mais conforto às crias
Por Renato Villela
O creep feeding sempre foi encarado como uma instalação exclusiva para bezerros, onde podem entrar, consumir a ração específica para eles e depois sair rapidamente. A crescente preocupação com o bem-estar animal, no entanto, tem revisado esse conceito. Nas fazendas, pequenos ajustes estão sendo feitos para que essa estrutura, simples e enxuta, proporcione ainda mais conforto às crias. “O creep precisa ter espaço interno suficiente para que todos os bezerros do lote possam entrar e descansar confortavelmente após comer a ração”, defende o zootecnista e consultor Alexandre Zadra. Segundo Fernanda Macitelli, professora da (Universidade Federal do Mato Grosso), e especialista em bem-estar animal, não há estudos comparando diferentes metragens, mas aceita-se 2 m²/bezerro como dimensionamento adequado para o creep.
Fernanda concorda com essa recomendação, mas lembra que, dependendo do tamanho do lote, esse espaço por cabeça exigirá um creep grande e, consequentemente, mais caro. A saída para garantir o conforto dos bezerros, neste caso, pode estar mais na localização do que no espaço interno. “Se o produtor conseguir instalar o creep perto de uma árvore, por exemplo, os bezerros terão a área sombreada para se deitar e descansar, mesmo que fiquem do lado de fora da instalação”, diz ela.