Apresentado Por:

Indea-MT prorroga campanha de atualização de estoque de rebanhos

A comunicação é obrigatória e começou no dia 1º de maio; prazo se encerra em 15 de junho
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou a campanha de atualização de estoque de rebanho até o dia 15 de junho.

A comunicação de rebanho é obrigatória e começou no dia 1º de maio, com previsão inicial de encerrar nesta quarta-feira (31).

Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa. O rebanho bovino atual de Mato Grosso é de 34,3 milhões de animais; a região Oeste é onde está concentrada a maior parte da criação de bois.

Além dos criadores de gado, os de aves e de suínos também devem obrigatoriamente fazer a atualização de rebanho.

Produtores rurais de outras oito espécies (búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes) também podem atualizar o quantitativo fazer a junto ao Indea, porém nessa etapa não é obrigatória como aos que criam gado, suínos e aves.

Desde o dia 8 de maio, o produtor rural que não fez a comunicação não consegue mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

VEJA TAMBÉM | SP: campanha de vacinação contra a febre aftosa termina na próxima quarta-feira, 31

Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar a soma de R$ 6 mil para aqueles que não realizarem a comunicação no prazo.

Cadastro – É possível ir pessoalmente ao escritório do Indea mais próximo e realizar a atualização do rebanho e dos dados cadastrais. O produtor rural pode também optar em fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

O Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, para que o produtor tenha acesso ao módulo do produtor está disponível no site do Indea (CLIQUE AQUI). O termo deve ser levado ao Indea para obter o login e senha de acesso.

Fonte: Ascom Indea-MT

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas