O uso estratégico do briquete de algodão na nutrição de bovinos

Autor:

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário parte do corpo técnico da 3rlab.

Com o aumento da inclusão de ingredientes energéticos em dietas de confinamento, a atenção voltada para o nível de fibra na dieta destaca-se como um ponto crucial para preservar a saúde ruminal. Nesse sentido, a escolha da fonte de volumoso requer uma reavaliação, levando em consideração os efeitos nutricionais desejados e o papel efetivo na formulação.

O briquete de algodão é uma alternativa utilizada em dietas, oferecendo uma fonte adicional de nutrientes e, principalmente, proteínas e fibras. O briquete nada mais é do que capulho de algodão compactado feito a partir de fibras de algodão e tem seu volume reduzido para facilitar o transporte, manuseio e armazenamento.

Nas áreas de cultivo de algodão, a aquisição desse subproduto pode ser vantajosa em termos de custo-benefício, representando uma maneira eficaz de aproveitar os resíduos da indústria têxtil.

A incorporação de briquetes de algodão na dieta de bovinos emerge como uma estratégia promissora, proporcionando uma fonte suplementar de fibra vital para a saúde do rúmen, juntamente com um teor de proteína bruta similar à de volumosos de média qualidade.

A composição do briquete pode variar de acordo com o processo de obtenção. Na Tabela 1, destacamos a média de matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN) e proteína bruta (PB) de amostras analisadas em 2023 pelo Laboratório 3rlab+Ribersolo.

Na realidade prática, a adoção do capulho de algodão já se encontra firmemente estabelecida, apresentando resultados excelentes em sistemas de confinamento quando utilizado como a única fonte de volumoso. Isso assegura a segurança alimentar devido à elevada quantidade de fibra em detergente neutro (FDN).

Desta forma, o briquete de algodão se sobressai pelo seu baixo custo e valor nutricional atrativo, mas é importante destacar que a composição do produto pode variar entre os fabricantes, sendo essencial realizar análise laboratoriais para obter informações precisas sobre sua composição.

Imagem: Alisson Lima – Departamento técnico Vitrato Nutrição Animal

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo