O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira, 29, que o governo brasileiro precisa defender o agronegócio do País de embargos que possam ocorrer “por interesses outros (…) a pretexto de desmatamento florestal”.
Apesar de não citar de imediato em sua fala, Pacheco mencionou, em seguida, a União Europeia.
“Algo que nos gera alguma preocupação é o fato de que nesta produção do agronegócio, por interesses outros, venha algum tipo de embargo a pretexto de desmatamento florestal. É muito importante o governo defender o agronegócio do Brasil, estabelecendo a diferença entre desmatamento ilegal, que existe no Brasil infelizmente, com a supressão vegetal, que é permitida pelo código florestal”, disse Pacheco.
A declaração foi dada em evento organizado pelo Lide em Londres.
Segundo o presidente do Senado, “não há essa separação ainda desses conceitos por parte da União Europeia, o que impõe certo sacrifício ao Brasil nas suas commodities e certa preocupação dos produtores do Brasil”.
Confira no Portal DBO:
- UE se move para adiar regra de desmatamento após enorme resistência dos exportadores
- CNA considera positiva sinalização pela UE de adiar a Lei Antidesmatamento
- Conselho da UE defende adiamento da aplicação da lei antidesmatamento por um ano
E-DBO
Chegou o e-DBO, o novo canal de conteúdo digital da DBO, tradicional referência jornalística em pecuária de corte do Brasil. Confira uma série de e-books sobre temas essenciais para a gestão e desenvolvimento das fazendas, produzidos a partir de coletâneas de reportagens de cunho técnico publicadas na Revista DBO e de conteúdos exclusivos elaborados especialmente para esse canal.




