O fenômeno climático El Niño tem atrasado a semeadura da soja e prejudicado o desenvolvimento das lavouras, o que pode impactar a safra seguinte – a de milho.
Com isso, a incerteza quanto à oferta de grãos da safra 23/24 tem refletido em alta nas cotações do cereal no mercado futuro (na B3), reduzindo a relação de troca boi/milho no próximo ano, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o instituto, a previsão para julho/24 (início do 2º giro de confinamento), por exemplo, é de uma relação de troca abaixo de 3 sacas por arroba de boi gordo no mercado de Mato Grosso – mais precisamente 2,34 saca/@.
Continue depois da publicidade
VEJA TAMBÉM | Milho: Agrifatto sugere compras antecipadas contra riscos de preços altos em 2024
Atualmente, considerando os negócios reais no mercado físico, com uma arroba de boi gordo negociado na praça do MT é possível adquirir 5,85 sacas de milho, de acordo com cálculos do Imea.
“Mesmo com a perspectiva de recuperação na cotação do boi gordo, 2024 ainda tende a ser um ano de transição do ciclo pecuário, sem ganhos expressivos nos preços da arroba”, relata o Imea.