A China fechou o primeiro semestre de 2024 com 1,44 milhão de toneladas importadas de carne bovina, um acréscimo de 17% sobre o resultado de 2023 e o maior volume da história para este período do ano, informa a Agrifatto, com base em dados divulgados pelo governo chinês.
Segundo observa a consultoria, o fornecimento de carne bovina ao mercado da China continua a se concentrar na América do Sul.
O Brasil respondeu por 42% das entregas totais de carne bovina ao mercado chinês no primeiro semestre, seguido pela Argentina (21%) e Uruguai (10%).
“Os três países fornecem quase 3/4 da carne bovina importada pelos chineses”, ressalta a Agrifatto, que acrescenta: “Considerando que 33% do consumo doméstico chinês advém das importação, significa que esses três países da América do Sul são responsáveis por 25% do abastecimento de proteína bovina da China”.
Continue depois da publicidade
Desempenho mensal
Os chineses importaram 208,72 mil toneladas em junho/24, 10,98% abaixo do volume registrado em maio/24. “Com esses números, o desempenho mensal de junho/24 é o pior dos últimos 13 meses”, relata a Agrifatto.
No entanto, continua a consultoria, acompanhando os registros históricos, a abertura do segundo semestre tende mostrar um incremento significativo nas compras de carne bovina da China, com os importadores se preparando para o ano novo chinês.
Preços baixos
O recorde de compras de carne bovina no primeiro semestre é atribuído, em parte, aos baixos pagos pelos chineses.
Em junho/24, valor da proteína bovina importada atingiu o menor valor desde abril/21, chegando a US$ 4.718/tonelada, 14,36% a menos que o registrado em junho/23 e 33,60% abaixo do pico histórico atingido em julho/22, segundo informa a Agrifatto.
Continue depois da publicidade
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
Quer ver vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.