A sede do Sistema Famasul, em Campo Grande, foi palco na quarta-feira (1) para o lançamento oficial da 15ª edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária.
Em 2023, a feira bianual, marcada para acontecer entre 22 e 24 de março, traz um formato diferenciado e programação interativa.
Continue depois da publicidade
O evento é realizado pela Embrapa Gado de Corte, Sistema Famasul e o Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
“Por causa da pandemia, a última edição da feira foi em 2019. Desde então, ficamos ansiosos, sem a realização do evento que transforma a agropecuária de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Nossas áreas cultivadas de grãos, pastagens e tudo que somos referência, tem participação da ciência. A partir de pesquisas que nasceram dentro da Embrapa, o avanço chega no campo e faz diferença na vida do produtor rural e nos resultados alcançados que chegam até a população”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
O senador Nelsinho Trad participou do lançamento desta 15ª edição ressaltou que “a feira agrega valor à produção de alimentos para o Brasil e o Mundo. Queremos somar esforços para que esta agenda seja o mais produtivo possível para o agro. Quem produz no campo deve ter tranquilidade para continuar produzindo com respeito e em paz. Este é o ramo da economia brasileira que mantém a chama da positividade acesa”, finaliza.
SAIBA MAIS | Com inscrições abertas, Dinapec se prepara para 15ª edição
Continue depois da publicidade
“A Embrapa sem o produtor rural não faz sentido. Nossa missão é ciência aplicada, desenvolver conhecimento e tecnologia para o homem do campo. A instituição atua em diferentes áreas e tudo que tem sob a mesa da população. Esta união junto a Famasul e ao Senar é uma honra e satisfação, com a certeza de que o objetivo de levar conhecimento será atingido”, afirma o Antônio Nascimento Ferreira Rosa (Toti) chefe-geral da Embrapa Gado de Corte.
“A Dinapec representa a importância da pecuária para Mato Grosso do Sul. Somos um estado com intensificação muito forte na bovinocultura de corte e isso é o que queremos mostrar com este evento. O caminho da pecuária é investimento, é intensificar e reduzir o tempo de abate para os animais, diminuir área de produção e difundir conhecimento para os profissionais que levarão as informações para o produtor”, ressalta o secretário da Semadesc, Jaime Verruck
O evento promove a troca de conhecimentos e saberes que servirão para produtores rurais e técnicos promoverem inovações e melhorias no sistema produtivo. As inscrições são gratuitas. Confira a programação completa AQUI.
Durante o lançamento da feira, estiveram presentes: o secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta; o superintendente regional da Conab, Nilson Azevedo Marques, o presidente da Novilho Precoce, Rafael Gratão; o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai. Também participaram do evento o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella e o diretor-secretário, Claudio Mendonça.
Os Sindicatos Rurais de diversos municípios marcaram presença: de Anastácio, Bedson Bezerra; de Campo Grande, Alessandro Coelho; de Caarapó, Carlos Eduardo Macêdo; de Corumbá, Luciano Leite; de Eldorado, Alexandre Junqueira Netto; de Jateí, José Pereira da Silva; de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes; além do vice-presidente do sindicato de Paranaíba, Maria Brandão; a diretora do sindicato de Três Lagoas, Leda Garcia de Souza e o presidente da Funar, que também representou o sindicato rural de Bandeirantes, Janes Bernardino.
Fonte: Ascom Famasul