Em janeiro/24, o preço médio da novilha caiu 25,76% nas praças de Mato Grosso, para R$ 196,46/@, na comparação com o valor médio de janeiro/23, de R$ 264,62/@, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Considerando a mesma base de comparação, a arroba da vaca gorda sofreu queda de 18,60%, acrescenta o instituto, que atribuiu o movimento baixista no mercado mato-grossense de reposição ao “o excesso de oferta” de ambas categorias.
Diante de tal conjuntura, o ágio de reposição em Mato Grosso apresenta níveis abaixo da média histórica, relata o Imea.
O ágio da arroba da novilha sobre a arroba da vaca gorda ficou em 4,38% em janeiro/24, menor patamar para este mês desde 2021 e uma queda de 10,06 pontos percentuais sobre igual mês de 2023.
Continue depois da publicidade
VEJA TAMBÉM | Pecuária de corte: ‘efeito sanfona’ nos preços da reposição
No primeiro mês do ano, o ágio da arroba do boi magro sobre a arroba do boi gordo atingiu média de 10,67%, com redução de 3,38 pontos percentuais sobre o índice de jan/23, diz o instituto.
Segundo o Imea, o cenário de “congelamento” nos preços do boi gordo em janeiro/24 contribuiu com a melhora na relação de troca da reposição, favorecendo, principalmente, recriadores e invernistas no aumento do plantel.