Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável realiza visita técnica na UFG

Grupo visitou o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) e o Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG)

Continue depois da publicidade

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável organizou uma visita técnica ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 16 e 17 de agosto de 2023.

Essa visita foi uma das entregas do Grupo de Trabalho (GT) de Terra que identificou a necessidade de aproximar a academia, que produz os dados, e os técnicos das organizações, que utilizam os dados produzidos.

Durante as reuniões do GT, especialistas foram convidados para participar, entre eles, o professor Laerte Guimarães Ferreira, da UFG, que apresentou os trabalhos realizados pelo Lapig, laboratório referência em dados de geomonitoramento do Brasil, e apoiou o Grupo nas discussões sobre a temática.

Continue depois da publicidade

Essa aproximação com o professor Laerte gerou duas grandes oportunidades para a Mesa Brasileira e seus associados: a participação da diretora executiva, Luiza Bruscato, no Land & Carbon Lab’s – 2023 Summit, principal conferência global sobre dados geoespaciais, e a realização de visita técnica ao Lapig.

VEJA TAMBÉM | Startup recebe financiamento da Fapesp para tecnologia de análise de solo

Foto: Nathália Teles

No primeiro dia da visita, guiada por Nathália Teles, pesquisadora e coordenadora de campo do Lapig e doutoranda em Ciências Ambientais na UFG, Luiza e mais 11 convidados de 8 organizações associadas (NWF, JBS, Minerva Foods, Imaflora, ABIEC, Proforest, Banco do Brasil e SIA Brasil) conheceram os projetos relacionados à pecuária desenvolvidos pelo Laboratório: Programa de Pesquisa em Pastagem, ProVant, MapBiomas Alerta, Nepef, Observatório Global de Pastagens, entre outros.

“A visita reforçou a convicção de que precisamos de colaboração entre atores de diferentes setores para o desenvolvimento de soluções que tragam transformações positivas para a pecuária brasileira. Também ficou evidente o enorme potencial de sinergia entre o LAPIG e os parceiros da mesa”, comentou Nathália.

Na ocasião, os técnicos puderam compartilhar experiências e trocar feedbacks sobre o formato dos trabalhos. “A visita da Mesa Brasileira ao Lapig foi muito enriquecedora e nos permitiu alinhar entendimentos sobre os dados produzidos pelo nosso grupo e as demandas dos produtores e indústria em geral”, afirmou o professor Laerte.

Continue depois da publicidade

No segundo dia, os participantes visitaram o Parque Tecnológico Samambaia, onde foram recebidos pelo diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Marinaldo Ribeiro, e puderam conhecer as instalações do Parque e alguns dos serviços prestados pelas estruturas que o compõem, como o Centro Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), o IPElab, o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) e o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG).

Para o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), Luizmar Júnior, a visita de uma associação como a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável reforça o papel do Parque na promoção do conhecimento, tecnologia e inovação produzidos pela Universidade e na sua capacidade de interação com setor produtivo.

SAIBA MAIS | Embrapa: drones garantem 66% de acurácia no monitoramento de pastagens, revela pesquisa

“A presença de empreendedores e empresários no Parque é crucial para mostrar que temos em Goiás recursos humanos especializados e um conjunto de facilidades altamente sofisticado para atender demandas de serviços tecnológicos e projetos inovadores advindos de diferentes etapas das cadeias produtivas. Estamos sempre prontos e dispostos a recebê-los”, afirma.

Fernando Pontes Baixo, analista de cartografia sênior na Minerva Foods, comentou que foi excelente a Mesa Brasileira ter proporcionado aos seus associados essa visita.

“Tivemos a oportunidade de conversar com os pesquisadores responsáveis pelo Mapbiomas, bem como esclarecer nossas dúvidas a respeito da metodologia utilizada para confeccionar os produtos desenvolvidos até o momento, e quais são os próximos passos para o futuro. Além disso, tivemos excelentes explicações teóricas sobre a aquisição, processamento e utilização dos dados geoespaciais, e sua importância na qualidade dos produtos desenvolvidos pelo Laboratório”, comentou

“A troca de experiências entre os pesquisadores do Lapig e os técnicos das organizações visa resolver uma lacuna entre a academia (gerador de dados) e a necessidade prática das empresas (usuárias das bases de geomonitoramento) que foi apontada como um desafio a ser transposto”, finalizou Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira.

Fonte: Ascom Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Colunas e Artigos

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo