Prejudicado pela forte seca nos últimos dois anos, o rebanho de gado de corte dos Estados Unidos caiu para níveis não vistos desde 1951, destacaram os sites beefmagazine.com (norte-americano) e beefcentral.com (australiano), com base em pesquisa anual do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O relatório anual sobre gado divulgado pelo Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA mostra que havia 87,2 milhões de cabeças de gado e bezerros nas fazendas de pecuária de corte dos EUA em 1º de janeiro de 2024, o nível mais baixo em 73 anos e 2% abaixo do inventário de 88,8 milhões de cabeças computado em 1º de janeiro de 2023.
Travis Averill, chefe responsável pelo pesquisa do USDA, relatou que 34 Estados norte-americanos apresentaram declínios nos estoques na comparação anual.
Continue depois da publicidade
De acordo com os dados do relatório, do inventário de 87,2 milhões de cabeças, todas as vacas e novilhas que pariram totalizaram 37,6 milhões. O número de vacas de corte totalizou 28,2 milhões em 1º de janeiro, uma queda de 2% ou 700 mil cabeças em relação ao volume registrado em igual período do ano anterior.
A safra de bezerros dos EUA foi estimada em 33,6 milhões, uma queda de 2,5% em relação à já reduzida produção de 2022.
O analista Len Steiner, da Steiner Consulting – citado na reportagem da Beef Central –, prevê que, nos próximos anos, os níveis de abate nos EUA diminuirão substancialmente, tal como ocorreu em 2015, após o ciclo anterior de seca nas regiões norte-americanas.
SAIBA MAIS | Produção de carne bovina dos EUA deve cair acentuadamente nos próximos dois anos
Citado pelo portal beefmagazine.com, o norte-americano Dennis Smith, da Archer Financials, disse que quatro itens se destacaram nos números do USDA. Primeiro, como já mencionado, o rebanho de 87,2 milhões é o menor número de inventário de gado desde 1951.
Em segundo lugar, a produção de bezerros, com 33,593 milhões de cabeças, é a menor já registada na história da pecuária norte-americana.
Continue depois da publicidade
Terceiro e quarto motivos: os estoques de bezerros com menos de 500 libras, de 13,284 milhões de cabeças e de novilhas de reposição de carne bovina (4,858 milhões de cabeças) ficaram abaixo dos volumes projetados anteriormente pelo mercado.
Sobre a pesquisa: Todo mês de janeiro, o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA realiza uma pesquisa abrangente sobre o número de bovinos nos EUA. Este ano, a pesquisa entrevistou 36.300 operadores de gado em todo o país (presencialmente por telefone ou e-mail) durante a primeira quinzena de janeiro/24. Os produtores pesquisados foram solicitados a relatar seus estoques de gado a partir de 1º de janeiro de 2024, além da produção de bezerros em todo o ano de 2023.