Dia Nacional da Conservação do Solo: IZ destaca importante pesquisa sobre o tema

Erosão, perda de carbono orgânico, compactação e desequilíbrio de nutrientes são as principais causas de degradação

Continue depois da publicidade

O solo é um recurso natural fundamental para a vida no planeta, sendo indispensável para produção agropecuária. Entretanto, sua degradação tem sido motivo de grande preocupação. Erosão, perda de carbono orgânico, compactação e desequilíbrio de nutrientes são as principais causas de degradação.

Comemorado em 15 de abril, o Dia Nacional de Conservação do Solo foi instituído no Brasil em 1989, para aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de uso e manejo sustentáveis. A erosão é um grande problema que pode levar à perda do solo e da sua capacidade produtiva.

O desenvolvimento e transferência de tecnologias para conservação do solo é um dos compromissos do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


O uso do consórcio entre plantas produtoras de grãos e capins em sistema de plantio direto promove a cobertura do solo o ano todo, seja pelas culturas ou pela pastagem reduzindo perdas por falta de proteção da sua superfície.

De Olho no Campo | Em área com erosão, reforma completa da pastagem pode ser a solução; veja

Evita também seu aquecimento favorecendo os microrganismos do solo, que atuam na manutenção da sua fertilidade através da ciclagem de nutrientes, melhorando a estrutura e aeração do solo, evitando sua compactação e promovendo a sua conservação.

Karina Batista, pesquisadora do IZ, relata que a consorciação é uma prática agrícola de cultivo de duas ou mais culturas no mesmo espaço e ao mesmo tempo, visando combinar eficientemente as demandas das culturas com os recursos disponíveis. “Por isso a seleção das espécies para os sistemas de cultivo consorciados ainda é um desafio, pois depende das interações entre as espécies e dos recursos disponíveis no ambiente”.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do solo em culturas clássicas do país, Batista avaliou a qualidade microbiológica do solo em sistemas consorciados (FAPESP 2019/02387-6). “Usamos os sistemas de monocultura de soja e de milho, o consórcio de soja e de milho com capim Aruana e o consórcio de soja e de milho com capim Ruziziensis. Também avaliamos 4 doses de nitrogênio (0, 50, 100 e 150 kg ha-1) aplicadas como cobertura no milho e gramíneas na safrinha”.

SAIBA MAIS | Solo saudável tem papel essencial na garantia da segurança alimentar

Os resultados mostraram que milho ou soja consorciados com gramíneas usando quantidades adequadas de nitrogênio favoreceram a fixação de carbono e nitrogênio microbiano, estimularam atividade enzimática e redução da perda de C-CO2.

Batista ressalta que o excesso de fornecimento de nitrogênio pode anular os benefícios dos sistemas consorciados, e afirma que esses sistemas podem melhorar a qualidade microbiológica do solo em pouco tempo com fornecimento adequado de nitrogênio. “Assim, o produtor pode aproveitar dos efeitos positivos dos sistemas consorciados para a implantação do sistema de plantio direto, visando a neutralização de áreas de pastagens degradadas sem a perda de rentabilidade”, conclui.

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP

CONHEÇA E-DBO | A nova linha de e-books da DBO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo