A colheita da safra 2019/20 de café atingiu 16% do volume esperado nesta temporada até o último dia 21 de maio. Segundo levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado, foram colhidas 9,51 milhões de sacas até então de uma produção avaliada em 58,9 milhões de sacas de 60 quilos.
O percentual representa avanço de 6 pontos em uma semana e ficou à frente do observado em igual momento do ano passado, quando a colheita havia atingido 11% da safra. A média histórica dos últimos cinco anos para o período é de 15%. “A colheita de café no Brasil ganha mais ritmo, apesar das chuvas”, observa, em nota, o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach.
Continue depois da publicidade
No caso do café conilon, a chuva até chegou a atrapalhar os trabalhos no Espírito Santo, mas deu uma trégua e beneficiou o andamento em Rondônia, segundo indicou o consultor. Com isso, 30% da produção de 2019/20, estimada em 18,20 milhões de sacas, já foi colhido – percentual acima doss 19% observados em igual período do ano passado, mas abaixo da média de 5 anos, de 31%.
A colheita do grão arábica, por sua vez, apresenta bom ritmo mesmo com a umidade elevada. Segundo a consultoria, 10% da produção de arábica nacional, projetada em 40,70 milhões de sacas, havia sido colhida até o último dia 21. O resulto ficou acima tanto do observado em igual período do ano passado (9%) quanto da média de 5 anos (9%).