A 9ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade teve a avaliação de 436 animais de 10 pecuaristas, no último dia 5 de setembro, na sede do frigorífico Friboi em Anastácio, em Mato Grosso do Sul.
A etapa é resultado de colaboração entre a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que criou a iniciativa. A organização teve suporte da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Friboi.
Continue depois da publicidade
Ao todo, foram 304 machos – sendo cinco lotes de bovinos não castrados, um de animais castrados, com rebanhos terminados tanto em pastagens quanto em confinamento.
Desse grupo, 80% apresentava até quatro dentes incisivos permanentes, com cerca de 3 anos de idade; já 51% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes, com cerca de 2 anos. O peso médio foi de 22 arrobas.
Já no grupo de fêmeas, foram avaliados 132 exemplares da raça Nelore, todos eles terminados em pastagens. Durante a etapa, verificou-se que 64,5% das novilhas apresentavam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio ficou em 14 arrobas.
Melhores lotes de carcaças de machos
O prêmio de melhor lote de carcaças de machos, que recebeu medalha de ouro, foi o do pecuarista Avelino José Baldasso, da Fazenda BP Brasil (Porto Murtinho, MS). A medalha de prata ficou com a Fazenda Bodoquena (Miranda, MS). Já a medalha de bronze foi entregue a Mauriti Mendes do Nascimento, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Porto Murtinho).
Continue depois da publicidade
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
O criador Albino Tezani Filho, da Fazenda Bauru (Anastácio) recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas dessa etapa do Circuito Nelore de Qualidade.
A Santângelo Agropecuária, que mantém a Fazenda São Pedro (Miranda), recebeu a medalha de prata. O terceiro lugar, que recebeu o prêmio de bronze, ficou com Jonas Caetano Filho, da Fazenda Caetano (Miranda).
Fonte: Ascom ACNB