As primeiras previsões meteorológicas para setembro e outubro, início da safra de grãos brasileira, indicam atraso das chuvas, o que tende a comprometer o plantio da soja e do milho na temporada 2019/20.
Continue depois da publicidade
Segundo a Climatempo, praticamente toda a região compreendida entre o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Pará, e do Acre até o oeste baiano deve apresentar precipitações abaixo da média em outubro, com chuvas entre 50 e 200 milímetros abaixo do normal.
“Com a manutenção do fenômeno El Niño, as projeções indicam uma nova safra marcada pela irregularidade das precipitações, com chuvas abaixo da média em um mês, seguido de recuperação da condição hídrica no mês seguinte”, explica a empresa em nota.
A Climatempo ressalta que o cenário é semelhante ao início da safra 2018/19, quando as chuvas que atingiram as regiões produtoras já nas primeiras quinzenas de setembro levou muitos produtores a anteciparem o plantio.
“Porém, logo começou a irregularidade das chuvas, efeito da transição para o fenômeno El Niño, o que impactou de forma negativa o andamento da safra”, explica o agrometeorologista João Castro.
Continue depois da publicidade
Diante desse cenário, a Climatempo aconselha a adoção de cultivares e híbridos mais precoces e com maior resistência à deficiência hídrica.