Por Moacir José, de Sinop, MT
Um aplicativo que permitirá o acesso a várias cadeias produtivas, com o propósito de proporcionar soluções para o dia a dia, principalmente de produtores e de quem trabalha com assistência técnica e extensão rural.
Esse é o Ater+Digital, lançado pela Embrapa Agrossilvipastoril, na sexta-feira, dia 30 de agosto, em Sinop, MT, na sede da empresa.
Continue depois da publicidade
Montado pelos jornalistas Leandro José do Nascimento e Gabriel Faria, com a participação da chefe-geral da unidade, Laurimar Gonçalves Vendrusculo, o aplicativo trará informações de culturas agrícolas (feijões, batata-doce), de criações (suínos, caprinos, abelhas), de mudanças climáticas e também do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, atributo principal da unidade de Sinop. Com a novidade de que as informações poderão ser compartilhadas entre os usuários.
“Essa é a nossa grande aposta na difusão dessa ferramenta de conhecimento”, destacou a chefe da Agrossilvipastoril, na abertura de evento que encerrou a Caravana ILPF ‒ iniciativa da Rede ILPF, associação que conta nove empresas, entre elas a Embrapa.
A caravana chegou a ter 60 participantes, em visita a fazendas nos municípios de Juara, Brasnorte e Campo Novo do Parecis. Um experimento de ILP também foi visitado, na própria Embrapa, no mesmo dia.
Segundo Leandro Nascimento, o aplicativo, que reúne informações de várias unidades da Embrapa, não é um fim em si mesmo; apenas um facilitador para ampliar o conhecimento.
Continue depois da publicidade
Ele permitirá o acesso a textos, fotos, vídeos, podcasts, tutoriais, podendo ser usado no celular ou no computador, com navegabilidade intuitiva, que se tornará mais familiar à medida que for sendo utilizado.
No caso dos sistemas de integração, permitirá o planejamento, a implantação e a condução da técnica, em diversas regiões do País.