Apresentado Por:

Agrodefesa lança Semana Estadual de Combate e Prevenção à Brucelose Bovina

Eventos em Goiânia, Bela Vista e Cavalcante marcam primeiro ano da campanha de conscientização sobre a doença
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) lançará, na próxima segunda-feira (25/5), a Semana Estadual de Combate e Prevenção à Brucelose Bovina.

O evento será realizado a partir das 9h, na sede da Agrodefesa, em Goiânia, e reunirá representantes de entidades do setor agropecuário para marcar a mobilização contra a doença.

A imunização contra brucelose é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade.

Durante a semana, outras ações serão realizadas em Cavalcante (Comunidade Kalunga do Engenho II) e Bela Vista de Goiás, incluindo vacinações assistidas e orientações aos produtores.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que a iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre a doença e fortalecer as ações de defesa sanitária no estado. “Seguindo o exemplo bem-sucedido do combate à febre aftosa, queremos intensificar o combate à brucelose, uma doença que tem impacto tanto na saúde animal quanto humana”, afirma, em nota. “Nossa intenção é oficializar a Semana Estadual de Combate e Prevenção à Brucelose Bovina como uma ação anual, a ser realizada sempre no mês de maio”, antecipa.

Além da participação de representantes de entidades, o evento desta segunda-feira (25/5) na sede da Agrodefesa contará com palestras técnicas. A gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo, apresentará o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, destacando as principais ações desenvolvidas e os resultados alcançados em Goiás.

Já a gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga, abordará a importância das ações educativas qualificadas como ferramentas estratégicas para a prevenção da brucelose e o fortalecimento da defesa agropecuária como um todo no estado.

De acordo com a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, a imunização é a principal forma de prevenção contra a doença. Por isso, a Agrodefesa e a Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo) realizarão uma vacinação assistida em Bela Vista de Goiás na quinta-feira (28/5), a partir das 9h.

Palestras, cursos e vacinações assistidas também serão realizadas no Comunidade Kalunga do Engenho II, em Cavalcante, no Nordeste Goiano, como parte de um projeto piloto voltado para pequenos produtores.

Equipes da Agrodefesa e entidades parceiras ficarão na região entre os dias 26 e 28 de maio. “Vamos levar orientações técnicas e serviços, criando uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre produtores e técnicos”, diz Telma. O Senar Goiás, por exemplo, fará treinamento para vacinadores.

Fonte: Ascom Agrodefesa

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas