A relação de troca entre o farelo de soja e o boi gordo apresentou mais uma melhora em novembro/24 para todas as praças analisadas pela Agrifatto, o que permitiu, mais uma vez, adquirir mais o subproduto do grão com a mesma quantidade de arrobas de boi gordo.
“Essa melhora para o pecuarista é resultado do aumento do valor recebido pelo boi gordo e, paralelamente, da redução dos preços do farelo de soja em todas as praças”, ressalta a Agrifatto.
A diminuição nos preços do farelo de soja para os pecuaristas reflete o otimismo em relação a uma possível safra recorde no Brasil, além do rápido progresso das semeaduras, tanto no Brasil quanto na Argentina, justificam os analistas da Agrifatto.
Continue depois da publicidade
Como resultado, calcula a Agrifatto, a relação de troca entre o farelo de soja e o boi gordo recuou 16,35% no comparativo mensal (novembro/24 versus outubro/24, considerando a média nacional do indicador), ficando em 6,01 @/tonelada (ante 7,19@/tonelada em outubro/24), a melhor relação de troca da história.
Para dezembro/24, prevê a Agrifatto, a expectativa ainda é positiva para o pecuarista, com possível melhora na relação de troca do boi gordo frente ao farelo de soja.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.