Na parcial de set/24 (até 20/09), o ágio entre o boi gordo e o bezerro de ano (7@) em Mato Grosso apresentou queda de 2,71 pontos percentuais sobre a taxa registrada em agosto/24, ficando em 28,38%, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
No acumulado deste mês (até 20/9), o preço do bezerro de ano (7@) em MT atingiu R$ 273,89/@, em média, com acréscimo de 1,41% em relação ao mesmo período de agosto/24.
Por sua vez, o preço do boi gordo subiu 3,54% na parcial deste mês, comparado ao mesmo período do mês anterior, valendo em média, a R$ 213,06/@.
“Esse movimento (de queda no ágio) ocorreu devido à maior valorização do boi gordo em relação ao bezerro, reflexo da melhora na demanda por animais prontos para abate”, relata o Imea.
Continue depois da publicidade
Segundo o instituto, com o abate elevado de matrizes (tendência observada desde 2022), “a oferta de bezerros tem reduzido, o que deve continuar influenciando positivamente os seus preços no médio prazo”.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.