Na próxima quinta-feira, 13 de julho, os visitantes da Megaleite poderão acompanhar uma palestra que debaterá o uso do genoma no melhoramento genético da raça Girolando; participam Roney Zimpel, gerente técnico da Zoetis, Marcos Vinicius Barbosa, pesquisador da Embrapa e Edivaldo Ferreira Junior, coordenador técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
“Estaremos juntos com a Girolando e a Embrapa, nossos parceiros, falando sobre a importância das avaliações genéticas no dia a dia das fazendas. Além da palestra em nosso estande, na terça-feira, dia 11, a Embrapa oferecerá um curso de melhoramento genético, aberto para produtores e técnicos, visando mostrar como utilizar as avaliações genéticas e também estaremos presentes”, comenta, em nota, Juliano Melo, gerente de produto de genética da Zoetis.
Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a CRV Lagoa e a Embrapa, a Zoetis realizou, em 2023, estudo de validação de CLARIFIDE Girolando, ferramenta desenvolvida especificamente para avaliação de gado da raça com a finalidade de antever o mérito genético para produção de leite (P305), idade ao primeiro parto (IPP) e intervalo de partos (IDP).
Continue depois da publicidade
Segundo a empresa, o estudo reuniu vacas provenientes de cinco rebanhos comerciais localizados nos estados de Goiás e Minas Gerais. Tanto as fazendas como os animais selecionados respeitaram critérios preestabelecidos que fossem representativos dos sistemas de produção e manejo no Brasil.
O CLARIFIDE Girolando foi eficaz para predizer a produção de leite, a idade ao primeiro parto e o intervalo de parto em gado comercial jovem da raça Girolando no Brasil, informa a Zoetis.
Ainda de acordo com a empresa, as predições genômicas para P305, IPP e IDP foram significativamente associadas com o desempenho observado de animais comerciais que não contribuíram com fenótipos para a população de referência.
Fonte: Ascom Zoetis