Organizado por Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o “Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira” tem como principais objetivos apresentar as ações institucionais na região, a importância socioeconômica da bubalinocultura e as tecnologias existentes e em desenvolvimento a serem empregadas na atividade.
O evento gratuito, que acontece dia 30 de novembro, das 8 às 17 horas, é destinado a produtores, pesquisadores, estudantes, profissionais do setor agropecuário, atores públicos e privados que terão oportunidade de trocar conhecimentos, estabelecer contatos pessoais, parcerias comerciais e realização de negócios.
Continue depois da publicidade
O Núcleo Regional de Pesquisa de Registro (Rod. Régis Bittencourt, km 435 – Ribeirão Vermelho)
é uma das poucas instituições de pesquisa do país voltadas exclusivamente para a espécie bubalina.
Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador científico e diretor técnico do IZ, iniciará o ciclo de apresentações com o tema: “Ações do Instituto de Zootecnia no Vale do Ribeira”.
O pesquisador Luiz Carlos Roma Jr, integrante da área estratégica Produção Sustentável de Leite, ministrará a palestra “Leite de búfala: leite com Q de Qualidade”, enquanto a temática “Genes envolvidos na qualidade do leite (beta e kappa caseína)” será abordada por Aníbal Eugênio Vercesi Filho, pesquisador científico e diretor do CPD Genética e Biotecnologia.
OUÇA | IZ quer São Paulo na dianteira da produção de carne de qualidade
Já o “Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do IZ” ficará por conta da pesquisadora do CAPD Bovinos de Corte do IZ, Lenira El Faro Zadra.
Continue depois da publicidade
A secretária do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro, Daniella Cristina Batista, falará sobre “Compostagem de Resíduos Orgânicos”, e “Programa SENAR para a bubalinocultura” será proferido por Teodoro M. Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Antônio Peniche Filho, do Laticínio Levitare, traz à tona o “Papel social, econômico e de apoio à pesquisa”.
O ciclo de palestras será finalizado com o tópico “Nutrição, controle produtivo, sanitário e reprodutivo de búfalas leiteiras”, proferido por Carvalho, organizador do evento.
Na sequência, haverá um espaço empresa e a Visita ao Centro de Manejo do NRP de Registro, além do tradicional almoço de confraternização.
De acordo com Carvalho, o Vale do Ribeira destaca-se como um dos principais referenciais sobre bubalinocultura no país, região com 42% dos búfalos existentes no Estado de São Paulo, distribuídos em aproximadamente 600 propriedades. “Nosso objetivo é demonstrar as tecnologias empregadas neste Núcleo para a produção de leite de búfalas a pasto. Esperamos que o bubalinocultor possa se espelhar no local, e assim, aumentar a produtividade de seu rebanho e de suas condições socioeconômicas”, afirma.
Carvalho ainda lembra que o pequeno produtor, quando bem remunerado, consegue empregar toda a família na atividade e gerar empregos para a população. “A ideia é que ele, seus familiares e colaboradores passam ser incluídos na sociedade e viver de maneira digna”, ressalta.
Para se inscrever, clique AQUI
Fonte: Ascom IZ / Governo de SP