Secretários de Agricultura do Codesul discutem plano de ação para auxiliar produtores do RS

No meio rural, mais de 206 mil propriedades foram afetadas, com perdas na produção e na infraestrutura, diz a Seapi

Continue depois da publicidade

Secretários de Agricultura e representantes que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reuniram, nesta quarta-feira (19/6), para discutir as necessidades emergenciais do agro gaúcho.

O objetivo é que os Estados avaliem as possibilidades, dentro do é possível contribuir, para a reconstrução da área rural do Rio Grande do Sul, fortemente atingida pelas enchentes, e elaborar um plano de ação em conjunto.

Estiveram presentes o secretário interino da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Márcio Madalena, o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, o secretário da Agricultura e Abastecimento do PR, Natalino Avance de Souza, o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do MS, Rogério Beretta.

Representado o Estado de SC estava a secretária do Codesul, Vânia Franco. O grupo é coordenado pelo secretário do Codesul do Paraná, Orlando Pessuti.

Os secretários Madalena e Santini apresentaram os principais impactos dos eventos meteorológicos sobre a produção rural, de acordo com relatório divulgado pela Emater/Ascar-RS. No meio rural, mais de 206 mil propriedades foram afetadas, com perdas na produção e na infraestrutura.

Entre as necessidades apresentadas pelas Secretarias gaúchas estão doação de alimentação animal, sementes de milho, insumos para a recuperação da fertilidade do solo, além de equipamentos e maquinários que possam atender as demandas dos setores produtivos e dos produtores da porteira para dentro.

RADAR SANITÁRIO | Consequências sanitárias para o gado gaúcho de corte

Madalena ressaltou que são cerca de 3 milhões de hectares de solo que necessitam de algum tipo de intervenção para o retorno da fertilidade.

O secretário também mencionou que um trabalho a campo de coleta de solo, análise e recomendação de insumos necessários para a recuperação da produtividade deve ter início no Estado nos próximos dias, por meio de uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

“Há dois Vales no RS fortemente atingidos e com grande produtividade no RS, onde seria possível iniciarmos algum trabalho de recuperação, principalmente do solo. O Vale do Caí, importante região da citricultura, com diversos produtores afetados, e também o Vale do Taquari, extremamente impactado, e uma importante bacia leiteira”, ressaltou.

Os Estados do PR, SC e MS ficaram de se debruçar sobre o que podem contribuir e apoiar o RS para que novos encontros possam ser marcados e se crie um planejamento de ações entre as Secretarias.

Fonte: Ascom Seapi / Governo do RS

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Colunas e Artigos

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo