Apresentado Por:

RS: pastagens de inverno serão fundamentais para desenvolvimento dos terneiros

O pecuarista deve ter atenção na transição da desmama dos animais com a inserção nas pastagens de inverno, diz o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

O outono é uma época chave porque é o momento que se dá o desmame da terneirada e a troca dos animais de um alimento imbatível que é o leite materno para comer fibra no pasto. A constatação é do presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter,

De acordo com o especialista, a fase de desenvolvimento máximo que os terneiros precisam para se tornar um bom novilho ou um bom touro é no inverno, por isso o outono se torna chave porque é a época para fazer as pastagens da estação.

“Temos todos estes fatores em combinação, por isso é uma época crucial. Agora é que se dá todo o manejo de pastagens, refertilização anual e desmame, e que vai se refletir no sistema como um todo”, observa.

Pötter explica que este é o momento para a desmama e o preparo das pastagens de forma correta para que os animais passem o inverno em pastagens de qualidade com crescimento acelerado para que os mesmos cheguem na puberdade, que se dará lá na primavera, em pleno desenvolvimento.

SAIBA MAIS | Programa de Sementes Forrageiras atenderá cerca de 13 mil produtores no Rio Grande do Sul

O dirigente da Conexão Delta G lembra também que é preciso reforçar que os pecuaristas gaúchos estão saindo de uma seca histórica onde o desenvolvimento dos terneiros foi prejudicado quando estavam ao pé da mãe.

“Agora precisamos compensar tudo isto, com o retorno das chuvas e da umidade, nesta época de temperaturas amenas, quando se dá esse crescimento das pastagens de inverno, precisamos aproveitar o máximo”, destaca.

Fonte: Ascom Conexão Delta G

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas