RS: aplicativo pioneiro que simula focos de febre aftosa é tema de capacitação

O programa, desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte (NCSU), é fruto de convênio celebrado entre a instituição norte-americana, a Seapi e o Fundesa

Continue depois da publicidade

Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participam, de 11 a 13 de dezembro, de workshop com o objetivo de treinar simulações de espalhamento de febre aftosa no Rio Grande do Sul com o uso do MHASpread.

O programa, desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte (NCSU), é fruto de convênio celebrado em 2019 entre a instituição norte-americana, a Secretaria da Agricultura e o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

O programa utiliza métodos de transmissão multiespécies, envolvendo bovinos, suínos e pequenos ruminantes, para prever a transmissão da febre aftosa, tanto por contato direto entre os animais quanto por disseminação pelo ar, em espalhamento espacial.

Continue depois da publicidade

O modelo foi montado com dados reais de movimentação do rebanho no Rio Grande do Sul e do cadastro das propriedades no Estado, já georreferenciadas.

A partir de 2023, houve a integração do convênio com outro, referente à Plataforma de Defesa Sanitária Animal do RS (PDSA-RS), elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A PDSA-RS apresenta uma interface orientada ao usuário para simplificar a utilização do MHASpread.

Foto: Cassiane Osório

“Os treinamentos com o programa são realizados anualmente, e a cada edição melhorias vêm sendo agregadas. Agora temos um programa 100% dentro da PDSA-RS, sem a necessidade de os servidores saberem linguagem computacional R, que foi o início de tudo”, destacou, em nota, o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes.

O programa é pioneiro e vem servindo de modelo para outros estados e até outros países: já foi apresentado na Bolívia, no Chile e será divulgado na Colômbia e no Paraguai em 2025.

Continue depois da publicidade

“O modelo de espalhamento é mais uma inovação que o sistema de defesa agropecuária do Rio Grande do Sul implanta. Com a simulação realizada neste treinamento é possível ver a importância da notificação precoce na contenção dos estragos provocados por um eventual caso de febre aftosa”, avaliou o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, em nota.

Durante as capacitações, o MHASpread é utilizado para simular ações de controle contra a febre aftosa, como depopulação, vacinação, rastreabilidade e restrição de movimento, frente a diferentes cenários epidemiológicos.

Um ponto de melhoria identificado no último treinamento, e integrado ao programa, foi a estimativa de custos em ações de contenção de um possível foco. Essa nova funcionalidade foi apresentada no workshop.

“Na simulação, é possível estratificar os custos em sete categorias: custo total e acumulado, custo de munição, material pesado para descarte de animais abatidos, custos com pessoal, custo com amostras e laboratório, vacinas de emergência e custos com barreiras sanitárias”, detalhou o professor Gustavo Machado, da NCSU.

Também compuseram o corpo docente do workshop o pesquisador Nicolas Cardenas, da NCSU, e o professor Alencar Machado, da UFSM. Participaram da capacitação 17 servidores da Seapi e convidados externos: Geraldo Moraes, coordenador geral de Planejamento em Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e integrantes do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

Fonte: Ascom Seapi e Fundesa

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo