Apresentado Por:

Produção de grãos na safra 2019/20 deve ser 3,6% maior, diz Conab

Novo levantamento da companhia mostra uma queda de 0,4% em relação ao anterior, mas estimativa de safra recorde para as culturas de soja e milho é mantida
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Caminhão carregado com soja após colheita em Primavera do Leste, em MT. Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A estimativa de produção de grãos na safra 2019/2020 foi reduzida em 0,4%, na comparação com o levantamento de abril. Apesar dessa diminuição, a expectativa de safra é recorde, com 250,9 milhões de toneladas. Na comparação com o colhido em 2018/19, a produtividade deve ser 3,6% maior.

Os dados fazem parte do 8º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira, 12 de maio, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a companhia, os problemas climáticos enfrentados pelos produtores de soja e milho na Região Sul impediram a previsão de uma safra ainda melhor. No entanto, essas duas culturas devem apresentar recorde de produção.

Soja

Na comparação com o levantamento de abril, a Conab reduziu a expectativa da safra de soja em 1,4%. A produção do grão está estimado em 120,3 milhões de toneladas, um ganho de 4,6% em relação à safra 2018/19. A entidade esclarece que com o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, foi confirmado o menor rendimento ocasionado pelas condições climáticas desfavoráveis.

Milho

Já a produção do milho primeira safra deve alcançar 25,3 milhões de toneladas. O volume é 1,5% inferior à safra passada. O milho segunda safra deverá ter uma produção de 75,9 milhões de toneladas, com área total de 13,8 milhões de ha, um crescimento de 7%. Já o milho terceira safra deverá alcançar uma produção de 1,17 milhão de toneladas, com uma área plantada de 511,2 mil ha. Para o milho total, que é o somatório dos três, a produção deverá ser de 102,3 milhões de toneladas com área de 18,5 milhões de ha

Feijão

A produção de feijão primeira safra ficará em 1,08 milhão de toneladas, volume 8,9% superior ao produzido no período anterior. O feijão segunda safra deve alcançar uma produção de 1,24 milhão de toneladas. A companhia esclarece que a colheita já está iniciada. Estima-se uma redução de 0,8% na área cultivada. O feijão terceira safra está em fase de plantio. A área está estimada em 589,5 mil hectares, com um crescimento de 1,5% sobre a área da safra anterior. O feijão total apresenta uma produção de 3 milhões de toneladas e uma área de 2,9 milhões de ha. Desse total de produção, 1,9 mil t são de feijão-comum cores, 687,4 mil t de feijão-caupi e 509,5 mil t de feijão-comum preto.

Segunda safra

A Conab também elevou em 0,6% a segunda safra de milho, na comparação com abril, atingindo produção de 75,9 milhões de toneladas, apesar de problemas climáticos no Sudeste, em Goiás, no Paraná, em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Na comparação com a produção da safra 2018/2019, há expectativa de alta de 3,7%.

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas