Ponta Agro vai lançar selos que atestam a eficiência genética na bovinocultura

A iniciativa pretende valorizar a sustentabilidade e a eficiência na seleção e multiplicação de bovinos, informou a companhia

Continue depois da publicidade

A Ponta Agro, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e pecuária de precisão, lança nesta segunda-feira, 27, selos de eficiência genética para a pecuária.

A iniciativa pretende valorizar a sustentabilidade e a eficiência na seleção e multiplicação de bovinos, informou a companhia, tendo em vista a crescente demanda global por proteína animal e, paralelamente, a necessidade de se reduzir o impacto ambiental da atividade.


Conforme a empresa, os selos são baseados em metodologia científica e na coleta de dados fenotípicos dos animais, destacando criadores e animais que são referência na bovinocultura.

“Os animais são classificados com base em sua eficiência alimentar e ganho de peso, com os superiores recebendo o selo Super Eficiente”, informa a Ponta Agro.

No caso deste selo, vão recebê-los bovinos que apresentam alto potencial na eficiência alimentar, com resultados de “Elite” no Consumo Alimentar Residual (CAR) e ganho de peso diário acima da média.

Os outros selos são: Genética Eficiente, destinado a criadores que realizam provas de eficiência alimentar em suas propriedades, e Criadores de Eficiência, um reconhecimento para criadores agraciados no Prêmio Criadores de Eficiência.

Os selos representam uma tentativa de unificar o mercado em torno de parâmetros claros e reconhecidos de eficiência. Com isso, a Ponta espera valorizar os melhores animais no momento da comercialização, especialmente em leilões.

VEJA TAMBÉM | Receita dos confinamentos que estão lucrando é revelada em pesquisa inédita

O diretor estratégico da Ponta, Marcelo Ribas, destaca que a eficiência alimentar é uma vantagem econômica para os pecuaristas e uma forma de sustentabilidade. “Selecionar para eficiência alimentar significa produzir mais com menos, beneficiando tanto o produtor quanto o meio ambiente”, afirmou.

Ele acrescentou que o selo também beneficia os pecuaristas, ao aumentar a lucratividade por meio da redução de custos de alimentação.

Assim, ajudam, também, a minimizar os desafios enfrentados pela pecuária de corte, como a flutuação de preços. “Nosso objetivo é que o mercado entenda a importância da eficiência alimentar e que isso gere uma valorização dos animais comercializados”, finalizou.

O evento de apresentação será realizado na terça-feira, 28, às 19 horas, em uma live no canal do YouTube da empresa.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo