OUÇA 🎧 | Dia do Pecuarista, celebração da tecnologia e produtividade

Agentes importantes da cadeia produtiva da carne bovina enumeram virtudes e conquistas dos produtores e se colocam lado a lado nos desafios do futuro

Continue depois da publicidade

Atualmente, o Brasil figura como um dos principais produtores de proteína animal do mundo, graças à pujança e empreendedorismos de seus pecuaristas, que comemoram a sua data neste dia 15 de julho.

Na bovinocultura de corte, o país saiu de importador para maior exportador global de carne, em poucas décadas, basicamente com aquisição de muita tecnologia, gestão e visão de oportunidade.

Continue depois da publicidade

Levantamento de agora, julho, do Rally da Pecuária, realizado pela Athenagro Consultoria, dá conta que só nos últimos 12 anos, o produtor de proteína vermelha mais tecnificado – aquele que responde por mais da metade da oferta – incrementou em 87,2% sua produtividade.

No mesmo período, a produção bovina de todo o Brasil cresceu 41%, o que já é muito positivo.

Quem carrega há muitos anos números diversos que traduzem o desempenho da pecuária bovina é Alcides Torres Jr., diretor da Scot Consultoria, uma referência no setor.

Entre outras observações, ele pontua a importância da sensibilidade dos produtores às respostas produzidas pela ciência aos seus anseios do lado de dentro da porteira.

Continue depois da publicidade

Foto: Divulgação

OUÇA 🎧 o depoimento de Alcides Torres

A atividade ganhou relevância não só no PIB do agronegócio, como na somatória de todas as riquezas que a nação produz, gerando divisas para o país e oferecendo segurança alimentar.

A busca por eficiência e até excelência se traduz em volume, variedade e qualidade nas gôndolas e no prato do brasileiro, além de povos espalhados pelo planeta.

Segundo dados do IBGE e da Consultoria Agro do Banco Itaú BBA, em 2022, o Brasil abateu 29,8 milhões de cabeças, rendendo 7,9 milhões de toneladas de carne bovina.

Cerca de 65% (5,2 milhões de toneladas) foram consumidas no mercado interno e 35% (2,85 milhões de toneladas) foram vendidas ao exterior. O Brasil obteve uma receita de US$ 13,091 bilhões.

Outro testemunho importante que associa bons números ao desenvolvimento tecnológico é Ricardo Ribeiral, diretor da Agroceres Multimix e presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação (Sindirações). Ele é enfático na responsabilidade do setor em ajudar a alimentar o mundo e gerar prosperidade no Brasil.

Foto: Divulgação

OUÇA 🎧 o depoimento de Ricardo Ribeiral

Isso representa quase 4% de todo o faturamento do país com exportações, contando, inclusive produtos industrializados e até a soja.

No entanto, pesquisas recentes mostram certa falta de reconhecimento da evolução anotada pelos pecuaristas, principalmente entre as pessoas distantes da atividade rural e até consumidores.

Para Juliano Acedo Sabella, diretor de Marketing da DSM e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Mineirais (Asbram), a comunicação com a sociedade sobre os aspectos da produção de carne bovina, inclusive com suporte da ciência, é dos mais importantes desafios que se apresentam ao segmento.

Foto: Divulgação

OUÇA 🎧 o depoimento de Juliano Sabella

E, justamente, vem da ciência um dos mais importantes reconhecimentos ao esforço desses “trabalhadores incansáveis”, fiéis seguidores do que diariamente a tecnologia introduz de aprimoramento.

Reforço vem para a resistência da categoria frente às intempéries tropicais e aos altos e baixos do mercado.

Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, o “Toti”, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte
(Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, CNPGC, em Campo Grande, MS), dirige-se inclusive ao crescente número de mulheres tocando a boiada pelo interior do país.

A unidade da empresa é uma das principais fontes de tecnologia da cadeia produtiva da carne.

Foto: Divulgação

OUÇA 🎧 o depoimento de Antônio Rosa

E tudo isso tem como objetivo a produção de carne com sustentabilidade, incluindo responsabilidade social e bem-estar animal.

O desafio tem chamado todos os elos da cadeia para o mesmo lado, inclusive a indústria frigorífica, exatamente quem processa o produto para chegar à mesa de milhões de pessoas.

Diferente de 50 anos, o reconhecimento pelo fornecedor de matéria-prima e aliado indispensável no atendimento a uma infinidade de perfis de consumo, a indústria também se rende ao parceiro.

Cinthia Torres, diretora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), enfatiza o orgulho dessa aliança.

Foto: Divulgação

OUÇA 🎧 o depoimento de Cinthia Torres

OUÇA TAMBÉM 🎧 | Pecuarista, uma voz forte no centro das decisões

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura: