No dia 15 de julho, aconteceu a segunda etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024, na unidade da Friboi em Naviraí (MS).
O evento avaliou um total de 525 animais, sendo 455 machos (castrados e não castrados, terminados tanto em pastagens quanto em confinamento) e 70 fêmeas terminadas em pastagens.
Continue depois da publicidade
A organização foi conduzida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em colaboração com a Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore e o frigorífico Friboi. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiou a etapa, que contou com a participação de sete pecuaristas.
“Foi ótimo observar o sucesso desta etapa , que refletiu o esforço e a dedicação dos neloristas participantes. A presença de sete pecuaristas destacou o compromisso contínuo da comunidade com a excelência e o aperfeiçoamento dos rebanhos. Este evento destaca a colaboração e o empenho coletivo na busca pela qualidade da raça Nelore”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Entre os machos avaliados, 68% dos animais apresentavam dentição de leite completa, indicando que eram menores de 2 anos de idade. Além disso, 60% desses animais tinham uma cobertura de gordura mediana, com o peso médio registrado sendo de 21,4 arrobas.
Já entre as fêmeas, 63% apresentavam dentição de leite completa e 64% delas tinham uma cobertura de gordura mediana e o peso médio de 13,4 arrobas.
Continue depois da publicidade
Melhores lotes de carcaças de machos
O Melhor Lote de Carcaças de Machos, premiado com a Medalha de Ouro, foi o de Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo (Bataguassu, MS). A Medalha de Prata foi concedida à Agropecuária Maragogipe, da Fazenda Maragogipe (Itaquiraí, MS), enquanto a Medalha de Bronze foi entregue a Mariana Lúcia Ferreira Martins, da Fazenda Dois Irmãos (Bataguassu, MS).
O lote de Mariana se destacou ainda mais ao conquistar a Medalha de Ouro na categoria de Machos Terminados em Pastagens. Além disso, vale destacar que a Jatobá Agro e Pecuária também recebeu reconhecimento ao apresentar o Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Na competição de carcaças de fêmeas, Leandro Vieira Menezes, da Sítio JP (Itaquiraí/MS), recebeu a Medalha de Ouro pelo melhor lote da etapa. A Medalha de Prata foi concedida a Thiago Cortez do Valle, da Fazenda Santa Marina (Itaquiraí, MS).
Fonte: Ascom ACNB