Um grupo de 11 multinacionais europeias dos setores de alimentos, distribuição e varejo de alimentos, cosméticos, produtos de consumo e produtos de luxo estão pedindo medidas mais duras da União Europeia para combater o desmatamento em suas respectivas cadeias de suprimento. Em declaração conjunta, Barry Callebaut, Carrefour, Danone, Jerónimo Martins, Kering, L’Occitane, Metro, Nestlé, Reckitt, Sainsbury’s e Tesco disseram que o compromisso com o fim do desmatamento deve começar com a exigência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas quando eles entram no mercado comum europeu.
“Reconhecemos que nossos negócios têm uma responsabilidade nessa luta porque nossas cadeias de suprimento são globais e incluem commodities que podem contribuir para o desmatamento. Por isso, temos o compromisso de acabar com o desmatamento em nossas cadeias produtivas e temos implementado medidas para esse fim nos últimos dez anos”, disseram as empresas no comunicado.
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De acordo com as companhias, a rastreabilidade e a transparência da cadeia de suprimento são fundamentais para impulsionar a mudança sistêmica. Como o maior mercado mundial, a União Europeia se encontra “numa posição forte para promover uma originação mais sustentável de commodities em nível global por meio do comércio”.
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As empresas disseram que precisam de uma estrutura legal clara que dê a todos os agentes da cadeia de suprimento incentivos para enfrentar os riscos de desmatamento, promova a transparência, forneça um cronograma realista de implementação e trabalhe para apoiar agricultores e suas comunidades.
“Para isso, pedimos à Comissão Europeia que explore a utilização de tecnologias inovadoras, como o monitoramento por satélite.”
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O comunicado também pede que Comissão Europeia e Estados-membros reforcem a cooperação com países produtores por meio de assistência técnica, troca de informações e boas práticas de preservação, conservação e uso sustentável das florestas.